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Assinatura com selfie

O Banco PAN lança o recurso de biometria facial como assinatura para o cliente que contratar um empréstimo consignado. A tecnologia chega para trazer mais eficiência, agilidade, segurança e praticidade, tanto para o consumidor, quanto para o banco. A modernização no atendimento integra a estratégia do PAN em se tornar 100% digital. Nos próximos dois anos, o aporte financeiro destinado à tecnologia chegará a R$ 150 milhões.
“A ideia surgiu em 2016 quando pesquisamos qual deveria ser o modelo de assinatura do PAN e das vendas no varejo no futuro. As primeiras análises apontaram para o reconhecimento de voz ou de digitais, mas levando em consideração a acessibilidade do recurso, definimos que a biometria facial era a mais adequada para nossos clientes”, afirma Artur Azevedo, superintendente executivo de produtos e CRM do Banco PAN.
“O modelo tradicional de formalização está atrelado a custos de logística, impressão, análise e digitalização de papel. Por meio desta novidade, estamos ganhando em eficiência e otimização de recursos”, diz. A tecnologia proporcionará também maior robustez no processo de prevenção de fraude, garantindo maior segurança. Os números iniciais demonstram redução significativa do risco de fraude quando comparados à operação tradicional via papel. Tudo também foi desenvolvido para já atender à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), que entrará em vigor em 2020.
A implementação da tecnologia aconteceu por etapas, sendo lançada em 10 lojas do PAN no início deste ano. Progressivamente foi expandida às 60 lojas e 6 correspondentes selecionados, ainda em processo de piloto. A partir de 16 de abril, toda a rede parceira do PAN contará com a inovação. “Nosso time comercial das lojas e da rede de correspondentes serão beneficiados ao quebrarmos as barreiras físicas e ampliarmos a atuação de qualquer vendedor para o âmbito nacional. Deste modo, expandiremos a captação de novos clientes permitindo-nos originar e escalar ainda mais nossos negócios”, explica o superintendente.
ADAPTAÇÃO
Aposentados e pensionistas são os principais públicos de crédito consignado. Com o desafio de lançar um recurso tecnológico a estes clientes, o PAN destinou esforços para levar a novidade em um formato ideal para eles. Tendo acessibilidade, usabilidade e experiência desses clientes como pré-requisito, foram testados 14 protótipos, até se chegar à versão atual que garantiu o pleno entendimento do processo pelos clientes, permitindo-os realizar o processo sem nenhum tipo de auxílio. “Envolvemos uma base de clientes aposentados nos testes dos protótipos. Com isso, conseguimos garantir a simplicidade e transparência no processo de contratação de crédito e assegurar que este perfil de consumidor não necessitaria de auxílio para realizar a formalização digital”, diz.
No segundo semestre deste ano, a novidade chegará para outros produtos do Banco, como financiamento de veículos. Ainda em 2019, a expectativa é que 100% dos processos de contratação de crédito e abertura de conta deverão acontecer via biometria facial. “Estamos com uma ótima expectativa para este lançamento pioneiro e temos a certeza de que será um grande sucesso entre os clientes, que terão uma experiência ainda melhor e mais transparente no modelo de contratação”, completa Artur.

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