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Atalho para o cliente

Se pudermos analisar bem de perto, as marcas podem ser vistas como seres vivos. Afinal, possuem uma opinião, uma posição de mercado, dependem dos clientes para sobreviverem, respiram novidades, campanhas e, principalmente, de seus produtos e serviços. Por conta disso, é importante que as empresas sempre encontrem maneiras para reforçar seu posicionamento. Afinal, é por meio desses pilares que ela irá construir sua base de clientes. “Personalidade e coerência com seu propósito são, sem dúvida, os maiores fatores de diferenciação”, comenta Thiago Colares, diretor de marca e produto da Imaginarium. Uma diferenciação que pode, inclusive, fazer com que a empresa tenha um bom desempenho no mercado.
Nesse sentido, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para as marcas solidificarem as imagens, opiniões, criar estratégias para influenciar seus clientes e aproximá-los ainda mais ao dia a dia do negócio. Para Colares, esses canais podem ser vistos como ferramentas que possibilitaram encurtar o caminho entre marca e consumidor. “Deu um poder de voz imenso ao cliente e o colocou, mais do que nunca, como mais uma ferramenta de construção de posicionamento de uma marca”, explica. Não por menos, investir em uma comunicação nas redes sociais passou a ser como um “dever de casa” para as empresas. Principalmente, para aquelas que procuram por relevância.
Ao mesmo tempo, mais do que reforçar uma posição ou argumento e procurar conquistar clientes, dando ouvido a eles. Visar por presença digital é essencial também porque o consumidor se encontra em uma nova fase no seu comportamento de consumo. Hoje, ele também levanta bandeiras em prol daquilo que acredita, defende causas, expõe mais suas opiniões e pretende fazer o mesmo pelas marcas das quais gosta. Na cultura do compartilhamento, é preciso estar atento a tudo o que ele fala e divulga, já que é na rede social o local em que mais se faz presente atualmente. “Entendo que estabelecer uma boa comunicação com os consumidores deva ser uma das diretrizes mais relevantes da gestão de qualquer marca – independente da plataforma ou mídia. No entanto, é preciso ter em mente que o contato de uma marca com seu consumidor sempre foi muito pautado pelas tendências e práticas de comportamento”, avalia o executivo. 
Ele também acredita que a boa comunicação, por si só, já pode ajudar em um relacionamento duradouro com o público e o trabalho deve ser, justamente, voltado a esse intuito. E, para se ter um diálogo aberto e transparente com os consumidores nas plataformas digitais, primeiramente, é preciso ter conhecimento sobre a dinâmica de cada rede. Entender que cada uma tem uma linguagem específica e a estratégia também deve seguir tal perfil. “O conteúdo deve ser tratado para que se adéque às expectativas do consumidor daquele ambiente, bem como a estratégia de ativação e alimentação institucional, contínua ou promocional ou sazonal”, diz Colares. Além disso, equivalência e coerência devem ser pontos sempre buscados pelas marcas. Não ser condizente, ter conteúdo pouco atrativo, falta de diálogo e interação devem ser coisas a serem evitadas, enquanto, a procura por harmonia, assumir erros e trocar informações fazem parte do comportamento ideal.
Na Imaginarium, o diretor conta que o monitoramento nas redes é diário, junto com feedbacks constantes e acompanhamento de metas e objetivos. “Na última campanha sazonal, de Dia dos Pais, fizemos uma ação de muito sucesso, que reuniu experiência offline ao ambiente online”, lembra. A marca, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, procurou homenagear os pais brasileiros por meio de uma ação em um vôo internacional da companhia aérea. Ligado ao tema da campanha, “Pai, você me ensinou o mundo”, o filho, piloto, fez uma mensagem ao seu pai, comandante da Azul. “O tom de verdade da ação, os detalhes da captação e edição, o rigor com o horário de publicação na web – tendo em vista os picos de audiência da marca, somado a todo o planejamento que envolveu a ação resultaram num alcance de mais de 7,5 milhões de clientes impactados pelo vídeo”, declara Colares. “Se não houver um alinhamento profundo entre o propósito da marca e o seu tom de voz e conteúdo, o cliente com certeza não se deixará envolver e não promoverá o sucesso de ações como essa que fizemos.”

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