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Atendimento é a palavra da vez


No varejo o atendimento é tudo. Que o diga os comerciantes da região do Brás. O comerciante Carlos Aziz, proprietário de uma loja de roupas masculinas na região, investiu nos últimos dois anos mais de R$ 40 mil só em treinamento para o pessoal de frente. “A excelência no atendimento traz diversos benefícios à empresa. Todos os nossos consultores e alfaiates são treinados dentro das confecções que representamos. Lá, eles são capacitados para ter conhecimento completo sobre os produtos que vendem: tipo de tecido, corte e tendências”.

Além desse treinamento, afirma Aziz, todos os colaboradores da loja passam por um programa de Reciclagem de Atendimento com uma empresa especializada, onde são abordadas situações do cotidiano da loja. A loja, também, mantém um banco de dados atualizado com as preferências dos clientes (medidas, cores, estilo, tecidos, etc). Um outro serviço mantido pela loja é o delivery de roupas, Com os dados sobre as preferências, o consultor vai até o escritório ou residência do cliente com aproximadamente 20 peças (entre camisas, ternos, costumes e gravatas). “Tudo isso, para nós, faz parte do atendimento”, finaliza Aziz.

Para muitos profissionais do Marketing, o atendimento vem se tornando cada vez mais importante. “É por meio de um bom atendimento que você fideliza o cliente”, explica Beto Marques, da Pós-Propaganda.

E é atrás dessa fidelização que segue outro comerciante do bairro. A Brascol, loja especializada no atacado de moda infanto-juvenil, também investe em treinamento para os vendedores. Segundo o gerente de Marketing da empresa, Oswaldo Scabim, a loja contratou uma empresa especializada em capacitação profissional, cujo treinamento é feito com programas específicos para o atendimento. O investimento, no ano passado foi de R$ 150 mil reais. Para este ano, a verba deve superar os R$ 200 mil. “O sucesso da empresa hoje, está apoiado no Treinar. Acreditamos que um funcionário é comprometido com a empresa a partir de sua valorização profissional. Funcionários participativos, criativos e motivados fazem a empresa vencer os desafios do mundo moderno”, explica Scabim.

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