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São Paulo, Brasil - 28 de janeiro de 2022, 12:34

Atendimento virtual

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Com 70 mil clientes ativos e cerca de 135 mil page views diários, a PortCasa, loja virtual especializada em decoração, sentiu a necessidade de aprimorar o atendimento on-line aos clientes. Para isso, adotou o sistema de FAQ inteligente, que traz respostas rápidas a perguntas frequentes dos e-consumidores.

 

A iniciativa surgiu para maior organização e controle no tempo de atendimento aos usuários do portal que, além do chat on-line e do SAC, contam com mais esse recurso. O sistema possibilita ao usuário obter respostas em tempo real por meio da consulta inteligente no banco de dados da loja virtual e cerca de 70% de questões com retorno pela ferramenta já foram solucionadas, desde que a solução foi implantada, em setembro.

 

Para Natan Sztamfater, diretor da PortCasa, o recurso é fundamental para agilidade no comércio eletrônico. “Atendemos o dobro de pessoas e mantivemos a mesma equipe. Sem o sistema, teríamos investido em novos funcionários para suprir uma demanda crescente. Automatizar processos, priorizando a qualidade no atendimento é fundamental no e-commerce”, explica.

 

A ferramenta traz relatórios minuciosos que permitem identificar quais as principais dúvidas dos e-consumidores, tempo de resposta e rendimento do atendimento virtual automatizado. “Com os relatórios sobre o uso da plataforma, conseguimos aprimorar os serviços prestados, uma vez que visualizamos o que é mais frequente. Por exemplo, se a maior parte dos clientes questiona sobre prazo de entrega, buscamos aprimorar nossa logística. É uma consultoria automatizada”, completa Sztamfater.

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Para atender os contribuintes de forma mais dinâmica, a Secretaria da Receita Federal disponibilizou o Serviço Interativo de Atendimento Virtual – Receita 222. Para utilizar, o interessado deve acessar a página da SRF na Internet e clicar nos links Atendimento Virtual, Receita 222, Serviços Disponíveis, Procuração Eletrônica (nesta seqüência).
Uma das possibilidades oferecidas é a emissão de procuração eletrônica, que permite que o contribuinte certificado autorize sua representação por terceiros, mediante emissão prévia de procuração em favor destes. Pelo serviço é possível ainda consultar as procurações eletrônicas que tenha cadastrado anteriormente e que as invalide, se for o caso. Em breve, será também possível delegar a terceiros a utilização dos serviços Redarf Net, Comprovante de Arrecadação, Situação Fiscal do Contribuinte e Cópia de Declaração.
O Receita 222 também disponibiliza:
– consulta e regularização das situações cadastral e fiscal dos contribuintes;
– entrega de declarações e demais documentos eletrônicos com aposição de assinatura digital;
– obtenção de cópias de declarações e de outros documentos e seus respectivos recibos de entrega;
– inscrição, a alteração e baixa no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
– emissão de certidões;
– acompanhamento da tramitação de processos fiscais;
– parcelamento de débitos fiscais e compensação de créditos fiscais;
– prática de atos relacionados com o funcionamento do comércio exterior;
– leilão de mercadorias apreendidas, entre outras opções.
As informações contidas nos sistemas informatizados da Administração Pública estão protegidas por sigilo e todo acesso é monitorado e controlado.

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