Aumenta o pessimismo dos economistas



O Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia (ISE), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) atingiu em novembro 78,6 pontos apontando uma queda de 9,1% em relação a outubro, quando o indicador marcou 86,5 pontos. Essa é a quarta queda consecutiva do índice e mostra o aumento do pessimismo dos economistas frente à atual conjuntura econômica mundial. O índice varia de 0 a 200, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

 

A continuidade na queda do otimismo esse mês foi decorrente, principalmente, da deterioração das expectativas dos economistas em relação à percepção presente, que registrou neste mês uma aceleração do ritmo de deterioração, passando de 82,2 pontos em outubro para 60,4 pontos em novembro, queda de 26,5%. Isto aponta para uma clara preocupação dos economistas em relação ao cenário econômico, principalmente no que diz respeito ao nível de atividade interna.

 

Já as expectativas futuras registraram melhora em relação ao mês anterior, passando de 90,8 pontos para 96,8 pontos em novembro, alta de 6,7%, mostrando uma melhora na percepção dos economistas sobre as variáveis econômicas para daqui a 1 ano. O resultado indica que o cenário futuro fica menos imprevisível, como estava há alguns meses, o que vinha agravando a crise de confiança quanto à real magnitude do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima