Aumenta volume de cheques devolvidos em outubro

0
1



Dados nacionais da Equifax, fornecedor de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, indicam que o mês de outubro registrou um volume de 2.388.604 cheques devolvidos, provocando um aumento de 11,56% em relação a setembro de 2008. O índice foi 0,18% menor quando comparado ao período de outubro de 2007.

 

Segundo Alcides Leite, coordenador do Centro do Conhecimento Equifax, o aumento do volume de cheques devolvidos em outubro em comparação com o mês anterior confirma a tendência verificada no mês anterior. O maior número de dias úteis – 21 em agosto, 22 em setembro e 23 em outubro -, os efeitos da crise financeira internacional, com redução da liquidez no mercado financeiro, elevação dos juros cobrados e maior comprometimento da renda familiar com despesas financeiras, vem dificultando a capacidade de pagamento dos compromissos assumidos. “Tal condição ainda não configura uma situação de inadimplência elevada, no entanto, é necessário que as empresas aumentem a precaução com a política de concessão de crédito, fazendo uso mais corriqueiro dos instrumentos de consulta disponíveis”, explica o especialista.

 

Quanto ao volume de títulos protestados, os dados da Equifax mostram que em outubro houve uma redução de 5,60%, em relação a setembro, e uma queda de 5,10%, em relação a outubro de 2007. Em outubro foram registrados 664.246 protestos, contra 703.683 registrados em setembro e 699.961 em outubro do ano passado.