Bamerindus terceiriza gestão imobiliária

0
13

Para fazer a gestão de sua carteira de crédito imobiliário, o Banco Bamerindus, sediado em Curitiba (PR), contratou a Cimcorp, integradora de TI, que implantou solução de informatização do processo de gestão. O contrato de terceirização, fechado com a filial paranaense da Cimcorp, é válido por três anos e envolveu desde a implantação da infra-estrutura, fornecimento de equipamentos, sistemas e pessoal operacional, até o gerenciamento e suporte de todo o site.
´´A implantação do projeto levou 45 dias. Para atender às particulares do projeto, firmamos uma parceria com uma software house local que desenvolveu o sistema de gestão de crédito imobiliário, enquanto executávamos a montagem do site, com equipamentos e sistemas da própria Cimcorp, e procedíamos à seleção e contratação de 22 profissionais, que estão alocados nas instalações do Bamerindus desde março de 2003´´, explica Luciano Fucci, gerente da Cimcorp responsável pelo projeto Bamerindus.
Segundo Karla Cunha, assistente do Liquidante e responsável pela gestão da carteira de crédito imobiliário do Banco Bamerindus, ´´a necessidade de melhoria das informações para uma agilização nas tomadas de decisão se tornaram imprescindíveis, mas o regime de liquidação não nos permite investimentos na estrutura administrativa no nível que se exigia para a formação de uma equipe técnica, com sistemas atuais e equipamentos de ponta. A parceria com a Cimcorp nos proporcionou o ambiente adequado para que tivéssemos condições de contarmos com essa solução sem necessidade desse investimento, uma vez que todo o custo da estrutura foi absorvido pela própria Cimcorp, trazendo para o Banco Bamerindus essa nova concepção de gestão com um custo reduzido´´.
Após a implantação do projeto, o Bamerindus verificou uma melhora gradativa em todos os serviços, desde o atendimento ao mutuário até a própria captação de recursos, justamente pela possibilidade de novos contatos com os mutuários em situação de inadimplência. ´´A formação de uma equipe com profissionais tecnicamente capacitados nos traz a segurança necessária para a tomada de decisões, facilitando a adequação das soluções à realidade de uma empresa em Liquidação Extrajudicial´´, observa Karla.
Entre os benefícios imediatos gerados pela terceirização, destaca-se a melhoria na recuperação dos ativos do Bamerindus, devido à auditoria completa em toda a carteira imobiliária que resultou na redução no número de contratos inadimplentes e na quitação de outros. Além disso, a disponibilização das informações on line e em tempo real permite ao Bamerindus ter acesso rápido aos contratos para análise e decisão. Outras vantagens são: agilidade nos trâmites e encaminhamentos de processos, eliminação de controles parlelos, formação de equipe técnica e capacitada para as funções, assessoria completa do depto. jurídico, treinamento de pessoal.
Baseado em plataforma cliente-servidor, o site opera em ambiente Windows e utiliza Linux no servidor de e-mail. Os recursos de segurança e conectividade também foram implementados pela Cimcorp, que faz o gerenciamento e suporte técnico do site. O outsourcing incluiu ainda o treinamento e capacitação dos profissionais em todos os processos internos e de cada módulo do sistema de gestão, com definição de funções e responsabilidades, além da criação do serviço de discagem gratuita e treinamento do pessoal de atendimento (0800 e balcão).