Banco de dados ganha espaço com a popularização de Web Services

0
0

Diante da necessidade de agilizar seus processos de negócios, o mercado começou a valorizar aplicações que possam interagir entre si. Nesse sentido, o Caché, banco de dados multidimensional criado pela InterSystems, incorpora capacidades de XML e Web Services eliminando a necessidade de um servidor de aplicações exclusivo e permitindo o desenvolvimento de aplicações via internet.

A estrutura de dados do XML é hierárquica e multidimentsional. Dentro de uma mesma empresa ou em companhias distintas, aplicações podem compartilhar dados em uma rede com a utilização desta linguagem. “O banco de dados fornece interface bidirecional com o XML, que elimina a necessidade dos desenvolvedores criarem manualmente uma camada de mapeamento para o processamento entre os dados XML e a ferramenta”, detalha Rochael Ribeiro, sales engineer da InterSystems.

Segundo Ribeiro, para tornar uma classe Caché compatível com XML basta estendê-la de uma classe chamada XMLAdaptor, que está incluída no banco de dados. Isso fornece todos os métodos que os desenvolvedores precisarão para criar um DTD (Document Type Definition) ou um esquema XML. Além disso, formata dados automaticamente de acordo com DTD ou esquema definido, que podem ser apresentados como arquivos ou on line. As classes de suporte XML do Caché permitem analisar e validar documentos, definir classes a partir do XMLSchema, e criar objetos automaticamente ao fazer a leitura de documentos XML.

Os Web Services são recursos que permitem o compartilhamento de funcionalidades dos aplicativos na internet. Segundo o consórcio World Wide Web (W3C), eles têm uma interface pública descrita em WSDL (Web Service Definition Language) e retornam um documento XML encapsulado em um envelope SOAP. Quando escritos em Caché, recebem a herança da classe SOAP.WebService fornecida pela InterSystems. De acordo com Ribeiro, a ferramenta gera de modo automático o descritor WSDL do serviço e, quando invocado, envia uma resposta formatada corretamente como SOAP/XML. Dessa forma, qualquer método Caché pode ser publicado como um Web Service.