O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Bancos estão entre as marcas mais valiosas



Três bancos ocupam as primeiras colocações no Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil. Depois dos bancos, o setor siderúrgico é o que apresenta posição mais marcante.  A pesquisa, que está em sua quinta edição, é realizada pela Interbrand, consultoria internacional de avaliação de marcas. Em primeiro lugar, pela quarta vez consecutiva, está o Banco Itaú, cujo valor da marca é de R$ 8,076 bilhões, seguido do Bradesco, com R$ 7,922 bilhões e do Banco do Brasil, com R$ 7,772 bilhões. As três primeiras colocações obedecem à mesma ordem das apresentadas na última edição da pesquisa, em 2005.

 

Já as cervejarias e fabricantes de refrigerantes não constam do ranking, nesse ano, uma vez que a internacionalização permitiu uma entrada de capital estrangeiro maior do que o estabelecido pela metodologia da Interbrand. De acordo com Alexandre Zogbi, diretor de avaliação de marcas da Interbrand, os principais critérios utilizados pela Interbrand na pesquisa são: ser empresa com capital majoritariamente brasileiro, ser listada em bolsa ou ter publicação regular de suas informações financeiras ao mercado, interagir com o consumidor final e apresentar resultados financeiros positivos.

 

Para Alexandre, entre os fatores que mais contribuíram para a valorização da marca Itaú destacam-se os resultados financeiros crescentes e consistentes, a consolidação progressiva das operações como um banco múltiplo sob a marca corporativa Itaú e a bem-sucedida incorporação das operações do BankBoston às do Personnalité, aumentando a participação do banco nos segmentos de média e alta renda. Além da expansão internacional das operações no Chile, Uruguai e Argentina e à atuação do banco em ações ligadas à sustentabilidade.

 

Depois de ocupar a sexta colocação no ranking de 2005, a Petrobras subiu duas posições, passando ao quarto lugar, com R$ 5,738 bilhões. Além dos expressivos resultados operacionais, a estratégia de internacionalização tem ampliado consistentemente a presença da marca em novos mercados. Em quinto lugar, com R$ 4,341 bilhões, está o Unibanco, que ocupava a nona posição na pesquisa anterior. Apesar das consolidações no mercado financeiro das quais não tem participado, a sua marca continua a merecer o reconhecimento e a confiança dos correntistas, o que o torna o quinto maior banco do país.

 

A única empresa de bens de consumo a integrar o Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil é a Natura, que, nessa edição, desceu duas posições, com um valor de marca de R$ 4,338 bilhões. Para Zogbi, a previsão é de que, “mantido o atual ritmo de IPO´s no Brasil, teremos mais chances de ver novos nomes de empresas de bens de consumo ou serviços nos rankings dos próximos anos”, adianta.

 

Como prova de que a valorização de uma marca não depende exclusivamente de seus resultados financeiros, a TAM, mesmo depois do acidente com o vôo 3054, consegui subir no Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil, passando da décima colocação em 2005, para a oitava, em 2007 (com valor de marca de R$ 881 milhões), desbancando a Gol, que em 2005 ocupava a oitava colocação, mas que, neste ano, se quer está entre as dez mais valiosas.

 

Este ano, o setor de siderurgia, que antes não integrava o ranking, teve forte presença, com duas siderúrgicas e uma mineradora entre as dez mais valiosas. A Companhia Vale do Rio Doce, agora simplesmente Vale, depois da mudança de marca, ocupa a sétima colocação, com R$ 2,871 bilhões. Em nona colocação, está a Gerdau, com R$ 681 milhões, e, em décima posição, a Usiminas, com R$ 626 milhões.

 

 





























































Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil – 2007


Posição


Marca


Segmento


Valor da Marca (R$ milhões)


1


Itaú


Financeiro


8.076


2


Bradesco


Financeiro


7.922


3


Banco do Brasil


Financeiro


7.772


4


Petrobras


Energia


5.738


5


Unibanco


Financeiro


4.341


6


Natura


Bens de Consumo


3.338


7


Vale


Mineração


2.871


8


Tam


Transporte


881


9


Gerdau


Siderurgia


681


10


Usiminas


Siderurgia


626

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima