BMK investe em publishing

0
17


Há muito tempo, o outsourcing bancário deixou de ser uma inócua previsão para tornar-se uma realidade presente em todo setor financeiro, principalmente na área de documentos de segurança. Seguindo uma tendência mundial, o Brasil se prepara para evoluir no setor de BPO (Business Process Outsoucing) e dar um passo além da terceirização da impressão pura e simples de documentos de segurança. A BMK Tecnologia, empresa de desenvolvimento de soluções para documentos, trouxe ao mercado nacional uma nova modalidade de outsourcing de gestão de dados financeiros: o publishing.

Baseado no gerenciamento multicanal e personalizado de documentos e com foco no mundo dos negócios, o publishing, que já está consolidado na Europa e nos Estados Unidos, se insere no plano estratégico de instituições como a oportunidade real de concentrar esforços no core business e delegar a parceiros a execução dos processos que tem como resultado um documento.

Após dois anos de estudos do mercado de bancos e seguradoras e com um histórico de outsourcing de impressão em papel para empresas do ramo, a BMK identificou vários gargalos processuais da impressão tradicional e desenvolveu, em parceria com a Cincom Systems, soluções de publishing, Cobrança.doc e Seguros.doc.

Na linha do outsourcing, um grande atrativo do modelo, que fez surgir na BMK uma área específica de negócios, a BMK.doc, é a capacidade de enxugar os custos a partir da troca do papel como único suporte de comunicação documental das empresas. “Hoje, reduzir custos e aumentar a eficiência são condições convergentes para a terceirização financeira. A migração para documentação web traz, já de início, 30% de contenção de gastos”, afirma Antônio Silvio de Lima, BMK.doc Business Manager.

No entanto, uma questão que extrapola os níveis de custos, atualização do parque tecnológico e eficácia operacional e que ainda suscita discussões referentes ao outsourcing bancário é o sigilo que envolve as atividades do sistema financeiro, o que, para a BMK, demandou cuidados extras com a transparência dos processos de publishing, por exemplo a criação do sistema web de acompanhamento da publicação multicanal de documentos, desde a captação dos dados à entrega do produto.