Brasil avança em TI e telecom

0
1



O Brasil é o País da América Latina que cresce mais rapidamente no setor de TI e telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela Everis em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), na Espanha. Os dados são referentes ao terceiro trimestre de 2008. Neste período, a pontuação brasileira alcançou 4,52 pontos segundo o estudo. O Brasil conquistou sua melhor marca nos dois últimos anos, deixando de ser o menor valor entre os países analisados.

 

“O Brasil obteve grande destaque dentre os países analisados com crescimento em grande parte das variáveis. Um dos pontos mais relevantes é o aumento no número de celulares com 22,9% e também do número de computadores alcançando o patamar de 22,6%. Para 2009, a projeção é que esses números continuem elevados, pois o Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento nos setores de TI e Telecom”, afirma Teodoro López, sócio-responsável por telecomunicações da Everis Brasil.

 

A Argentina marcou 4,95 pontos no ISI. O Chile, embora com maior pontuação, assinala tendência de queda: o país teve a pontuação reduzida para 5,73 pontos, 1,5% menor que no mesmo período do ano passado. A Colômbia obteve 4,51 pontos apresentando um índice de crescimento menor (1,4%). O Indicador do México manteve-se estagnado. Sua pontuação é de 4,83 pontos. Já o Peru revelou o terceiro ISI mais alto, atrás apenas do Chile e Argentina: 4,89 pontos (crescimento de 1,6%).

 
























ISI no Brasil


O que o País possui


(p/ cada mil pessoas)


Aumento


711 celulares


22,9%


285 usuários de Internet


13,2%


213 computadores


22,6%


3 servidores


14,3 %


15 domínios de Internet


22,4%