Um dos assuntos mais discutidos no Brasil é se o país vai realmente conseguir cumprir o combinado em relação à Copa do Mundo. Valores gastos, queixas de trabalhadores, prazos quebrados e manifestações deixam boa parte da população insegura. Com o intuito de saber a opinião dos jovens, o Nube, Núcleo Brasileiro de Estágios, perguntou para 8.067 pessoas, de 15 a 26 anos, em todo o país: o Brasil cumprirá a meta geral para sediar o principal evento esportivo do mundo?
Para 3.721 jovens (46%), o país não conseguirá cumprir, pois faltou organização. “Esse resultado não é fruto de negativismo, mas sim de um olhar crítico. O jovem cresceu observando muitos projetos não concluídos, em diversos setores, ou no mínimo finalizados a custo de muitos atrasos e orçamentos questionáveis”, acredita a coordenadora de treinamento do Nube, Eva Buscoff.
Em segundo lugar, representando o outro lado da moeda, 3.226 (40%) preferem manter o otimismo e acreditam no cumprimento da meta. Já 698 (9%) perderam as esperanças pela demora para começar as mudanças. Por fim, 422 (5%) confiam no planejamento e no êxito pleno da preparação brasileira.