Brasil x EUA

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É cada vez maior a preocupação que os lojistas brasileiros têm com as boas avaliações de seus clientes no e-commerce. Já os consumidores, esses sabem a importância que é dessas lojas virtuais antes de efetuar qualquer compra, mesmo que o valor seja simbólico. Após analisar apenas o comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce, ao longo de dois anos, a Yourviews com base nos seus dados descobriu que 93% dos compradores estão satisfeitos com suas compras online, informação antes nunca divulgada por nenhuma outra empresa.
Além de acompanhar o comportamento de clientes dentro das lojas virtuais nacionais, a empresa resolveu monitorar também o comportamento dos consumidores estrangeiros quando efetuavam ou avaliavam um e-commerce do próprio país. Após a análise de dados, descobriu-se que a taxa de avaliação dos brasileiros é 13% maior se comparada com a dos norte-americanos. Entretanto a taxa de satisfação com os sites estrangeiros é maior se comparada com as lojas virtuais nacionais.  
Outro detalhe interessante é que o consumidor americano escreve mais que os brasileiros no momento de avaliar um atendimento online, por exemplo, a média americana é 35% maior com 119 caracteres. Enquanto os consumidores brasileiros usam, em média, 88 caracteres para opinar sobre determinado produto ou serviço fornecido pela web. Os comentários dos consumidores quanto ao uso dos produtos são vistos como fatores decisivos no momento da aquisição de produtos, pois são os próprios clientes que descrevem suas experiências de uso e, consequentemente, contribuem na tomada de decisão e na assertividade da compra dos futuros clientes.
O estudo ainda evidencia um alto nível de engajamento entre empresas e clientes. No entanto, o cenário nacional é um pouco diferente, pois existe certa complexidade da entrega em no Brasil. Fazendo com que os lojistas fiquem reclusos aos correios/transportadoras e legislação brasileira. O review possibilita, então, que o empreendedor do varejo online conheça esses problemas na sua operação e procure alternativas para atender o seu cliente da melhor forma.