Brasileiro confia no e-commerce

0
8
Pode ser que os escândalos envolvendo brechas na segurança digital mude o cenário, porém até então os brasileiros não se sentiam intimidados. A maioria dos consumidores online (78%) considera seguro comprar pela internet, segundo pesquisa da Conversion, que contou com participantes dos 26 estados do Brasil.
De acordo com Diego Ivo, CEO da Conversion, o avanço da tecnologia nos últimos anos, somado a consumidores digitais mais maduros, tem criado um ambiente digital mais favorável aos brasileiros. “Os fornecedores têm se empenhado em oferecer um serviço com maior qualidade, o que tem gerado um número expressivo de brasileiros mais confiantes e experientes com as compras online”, analisa.
Entre os fatores que dão maior segurança no momento da compra, 82% dos entrevistados declararam que se sentem mais protegidos quando conhecem a loja online, sendo que 56% recorrem à opinião de outro internauta. Já quando o e-commerce não é conhecido, 70% afirmaram avaliar os selos de segurança, enquanto 60% confiam mais nas avaliações dos usuários. Em matéria de reputação de marca, 70% dos consumidores disseram consultar duas fontes: os sites Reclame AQUI e Google.
Embora se mostrem mais confiantes com as compras na internet, os consumidores ainda têm receios. De acordo com a pesquisa, 59,4% dos entrevistados declararam ter medo de que seus dados pessoais e informações de cartão de crédito sejam usados indevidamente, e 47,35% temem que o produto não seja entregue.
O executivo ainda comenta que os avanços dos serviços digitais prestados por instituições financeiras têm ajudado no nível de confiança dos consumidores. “Isso porque grande parte da população bancarizada já está ambientada com o ambiente digital de seu banco, transferindo esse sentimento também para o varejo”, finaliza.