Brasileiro quer economizar em 2017

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Uma grande maioria das pessoas (80%) pretende economizar mais em 2017, segundo um estudo anual feito pela Kantar TNS, que analisou o comportamento dos consumidores online brasileiros no fim de 2016. Os dados ainda apontam que 47% continuam preocupados com relação ao futuro e 37% voltam a ser otimistas com o novo ano – quantidade essa que mais que dobrou em comparação com 2015, que era de 18%. 
Os desejos para o novo ano se concentram em metas financeiras: (72%) desejam aumentar a renda; (65%) guardar dinheiro; (44%) comprar ou trocar a casa e (39%) comprar ou trocar de carro – porcentual que apresenta ligeira queda ano a ano. Em relação às questões profissionais, 50% desejam um novo trabalho e/ou mudar de emprego e 47% mais equilíbrio com menos estresse.
De acordo com o estudo, 40% dos brasileiros indicaram que o 13º salário será destinado para pagar dívidas e 36% para fazer investimento. Com essas prioridades, existe uma tendência de redução nas compras de fim de ano em geral comparado com 2015 e queda de 6 pontos porcentuais: 43% versus 49%.
 
Presentes preferidos no Natal 
Os presentes mais populares foram roupas ou sapatos (53%) e brinquedos (39%) para o Natal. Produtos tecnológicos (celulares e tablet) ficaram entre os menos procurados com (16%) e (9%) respectivamente. Além disso, em 2016, os brasileiros reduziram a quantidade de presentes no total (nove unidades contra 13 em 2015), mas o valor foi alto. O tíquete médio dos presentes caiu na comparação 2016/2015: R$1.215 contra R$1.243 do ano anterior, sendo que as mulheres são as mais cautelosas em seu investimento. Dentre os entrevistados, 70% pesquisam os presentes em páginas de internet, 45% em redes sociais (usado principalmente por jovens) e 32% em anúncio na loja e esses porcentuais refletem o crescimento das vendas online (46%) pela internet e (8%) via celular (com acrescimentos de 2 pontos porcentuais em cada um dos últimos três anos).
As mães continuam sendo as mais presenteadas (63%) e os companheiros de trabalho/amigos serão menos considerados neste ano com 19%.
 
Meios de pagamento
Para efetuar o pagamento, 54% optam por meios eletrônicos de pagamento (36% cartão de crédito e 18% de débito), principalmente as classes sociais mais altas, e 47%, por dinheiro. Aumenta a compra dos presentes pela internet e pelos dispositivos móveis. Lojas de departamentos ainda seguem como lugar preferido para compra (68%), seguidos de lojas especializadas (34%) e supermercados (20%).