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Brasileiros priorizam programas de fidelidade

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Juan Pablo D’Antiochia, vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina

O estudo “Generation Pay”, realizado pela Worldpay from FIS, em parceria com a Savanta, aponta que, para 74% dos consumidores brasileiros, é importante ou muito importante a existência de programas de fidelização nas compras de viagens ou férias. Enquanto 64% deles manifestam interesse por estabelecimentos que tenham esse tipo de incentivo na hora de comer fora. De modo geral, 60% das pessoas consultadas afirmaram preferir comprar em locais que tenham programas de fidelidade em quaisquer categorias.  

A escolha por canais de compras que disponham de benefícios se concretiza em seu resgate e o brasileiro não perde tempo. Um exemplo são os dados da Abemf – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, que indicam um aumento de 67,6% na quantidade de pontos/milhas emitidas de 2020 para 2021. Deste total, mais da metade (55,9%) das milhas foi destinada para a compra de passagens aéreas.

Juan Pablo D’Antiochia, vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina, avalia que o brasileiro vem entendendo cada vez mais o valor de compras com pontos. “‘O Generation Pay’ mostrou que o consumidor realmente dá preferência aos comerciantes que oferecem programas de fidelidade e recompensas, e as viagens e atividades de lazer estão entre as categorias em que tais programas têm maior importância”.

A sondagem ouviu mais de 4 mil participantes ao redor do mundo. Além do Brasil, foram consultados consumidores do Reino Unido, de Singapura, da Austrália e dos Estados Unidos. Além disso, observou como a pandemia impactou o comércio, atitudes dos consumidores com programas de fidelidade, tendências em pagamentos, as tecnologias do futuro preferidas pelos consumidores, e hábitos de consumo e o Buy Now, Pay Later (BNPL).

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