O canal para quem respira cliente.

Buser aumenta conversões de vendas em 67% com analytics

Startup aposta em estratégia de growth e ferramenta que analisa comportamento do usuário

A mobtech Buser anunciou a ampliação de sua atuação e dos canais de venda para atingir a marca de US$ 1 bilhão que lhe dará o título de unicórnio. A empresa informou que conta agora com a ferramenta de product analytics Amplitude para entender a jornada do cliente e assim tomar as decisões de negócio. A startup registrou aumento de 67% em conversões no último ano com estratégias de growth baseadas na análise de dados. Também, graças à aposta em testes constantes nos canais digitais para validar direcionamento da empresa, parcerias com agências digitais, em pacotes de viagens e no WhatsApp como canal de vendas.

“Toda a mudança de growth está sendo medida dentro da Amplitude, que nos dá clareza sobre o caminho a seguir, mostrando se as mudanças estão funcionando ou não e com a velocidade que precisamos”, explicou Gustavo Loureiro dos Reis, principal product manager da Buser, que estima um aumento de receita de, pelo menos, R$ 100 milhões nos últimos dois anos devido às análises que possibilitaram os novos rumos da empresa.

Criada em 2017 como plataforma de fretamento coletivo que fazia a ponte entre passageiros e ônibus executivos — e a valores em média 60% mais em conta — a Buser estendeu as operações desde 2021 e passou a atuar com a venda de passagens rodoviárias. Além da frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras, os clientes passaram a ter acesso a mais de 70 empresas de transporte de pequeno e médio porte e tickets cerca de 20% mais baratos devido à ausência de taxas de conveniência.

Recentemente, a startup passou a vender pacotes turísticos que oferecem as passagens rodoviárias com hospedagem e fez parcerias com agências de viagens online para expandir ainda mais o negócio. Em paralelo, a Buser passou a comercializar as passagens pelo WhatsApp, canal digital que já representa 6% da receita. Tais novidades resultaram, ainda, na conquista de dois milhões de novos clientes nos últimos meses, totalizando os sete milhões cadastrados.

“Essa diversificação só foi possível com a análise do comportamento dos clientes, através do software Amplitude. Temos a cultura de fazer testes A/B para validar as hipóteses e melhorar nosso produto constantemente, analisamos muito nossos funis, os gráficos de jornadas são excelentes para entender onde estão havendo os drop off, complementa bem a análise de funil”, comentou o executivo.

A Amplitude permite analisar produtos digitais como sites e apps e mapear o comportamento dos usuários em todas as fases de interação, com linguagem descomplicada e de fácil entendimento. “Com isso, tornamos possível a avaliação da jornada real, de uma forma que as informações fiquem fáceis de entender, para facilitar a visualização delas e gerar tomadas de decisão baseadas em dados. Assim as equipes podem ver e prever que combinação de características e ações se traduzem em resultados comerciais e adaptar inteligentemente cada experiência em tempo real com base nestes conhecimentos”, disse Nicolas de Paul, CEO da Product Minds, representante exclusiva de Amplitude no Brasil.

A Buser usa a ferramenta desde 2020 em várias áreas, como aquisição, conversão, pós-venda e suporte. “Um aplicativo dinâmico como o nosso precisa de um software que não seja limitado. A Amplitude e a Product Minds ajudaram a democratizar a cultura Data-Driven para além dos times do tech, para que equipes diversas — de desenvolvedores ao marketing e diretoria — possam abrir os gráficos e usar as informações. Assim nos aproximamos de ser o mais novo unicórnio brasileiro. Viemos para colocar a inovação na estrada, abrir caminho, evoluir e levar as pessoas pra frente”, finalizou Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima