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Cada geração com seu comportamento

A chamada Geração Z, pessoas nascidas a partir de 1995, estão chegando à idade adulta de consumo no Brasil. Trazendo consigo novos valores e uma mentalidade diferente. A conclusão é da Dexi Marketing, que analisou dados estatísticos de nascimentos e comportamento de consumo em diversos setores do comércio. “Consumidores com 20 anos, ou menos, são reconhecidos como nativos da era digital. Eles estão mais familiarizados com a internet, enxergam menos as fronteiras e distância entre países e sabem das limitações dos recursos naturais”, comenta Sérgio Barbi, diretor executivo. “Esses novos consumidores, têm maior facilidade de comprar pela internet, principalmente utilizando o celular, não dão tanto valor aos produtos importados e valorizam muito o tempo de entrega.”
Entre as teorias sobre as diferentes gerações de consumo, todas concordam que os hábitos e comportamentos de consumo mudam de tempos em tempos. Fato que marca a entrada ou saída de uma geração de consumidores. Se o cenário muda, os comerciantes precisam se adaptar também. Por exemplo, os clientes que dominavam o varejo 15 anos atrás serão pouco expressivos nos próximos cinco. Na prática, essa mudança traz alterações na forma de comprar os produtos, critérios de escolha das pessoas, linguagem de comunicação entre outras mudanças. “A nova geração de consumidores não vivenciou o início das discussões ambientais e o despertar da preocupação com a natureza. Eles já nasceram com essa preocupação e esperam atitudes coerentes das empresas” analisa Desirée Peron, diretora da Dexi. 
 
Diferentes gerações
Geração Silenciosa (nascidos entre 1925 e 1942) e Baby Boomers (nascidos entre 1943 e 1960): são os consumidores que hoje possuem mais de 55 anos de idade. Tiveram uma criação mais rígida e formal que a atual, foram os primeiros a ter TV, tinham acesso limitado à informação e maior vínculo à hierarquia e às tradições.
Geração X (nascidos entre 1960 a 1980): consumidores que hoje estão entre os 35 e 55 anos de idade. É uma geração individualista, acostumada com as relações monoparentais (pais divorciados), têm menor influência das tradições, vivenciaram o surgimento da era digital e se acostumaram com ela.
Geração Y (nascidos 1980 a 1995): pessoas que hoje têm entre 20 e 35 anos de idade. Uma geração de grandes expectativas individuais de realização. Surgiram numa época de grandes avanços tecnológicos, alta prosperidade econômica e facilidade de acesso material.
Geração Z (nascidos a partir 1995): aqueles com 20 anos ou menos. Nasceram na época digital, usam a tecnologia com extrema facilidade, acessam a internet com frequência. Entendem o mundo com menos barreiras, reconhecem grandes problemas ambientais, aceitam melhor as inclusões sociais e a diversidade étnica que as gerações anteriores. Tem maior senso cultural e grande acesso à informação.
“Os negócios que se relacionam de alguma forma com esses consumidores, precisam adaptar sua comunicação, produtos, serviços a esta nova geração. As fórmulas antigas e tradicionais, não funcionarão mais daqui alguns anos e é preciso pensar como se aproximar dessa nova geração que já chegou ao consumo” explica Barbi. As projeções dos estudos da consultoria apontam uma substituição lenta e gradativa nas gerações de consumidores ao longo dos próximos anos. Em 30 anos, a geração de consumidores brasileiros será substituída quase que totalmente por novas pessoas. 

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