Medido pela segunda vez no Brasil, o Índice de Segurança Unisys revela uma queda no nível de preocupação dos brasileiros no que diz respeito à segurança na Internet. Segundo a nova pesquisa, houve decréscimo de 17 pontos na comparação com a edição de 2007. Em uma escala de zero a 300, na qual zero representa “nenhuma preocupação” e 300 “preocupação extrema”, o resultado geral no Brasil totalizou 135 – contra 152 no ano passado.
De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados estão “extremamente” ou “muito preocupados” com a segurança dos computadores em relação a vírus ou e-mails não solicitados, enquanto 21% não estão “nada preocupados”. Na pesquisa anterior, os índices correspondiam a 55% e 13%, respectivamente. A preocupação é maior entre brasileiros com idade entre 25 e 54 anos – nessa faixa etária, 52% estão “extremamente” ou “muito preocupados” com o problema.
O estudo mostra também que 44% dos entrevistados estão “extremamente” ou “muito preocupados” com a segurança das compras e transações bancárias na internet. Na outra extremidade, 28% não têm “nenhuma preocupação”. Desde a pesquisa de parametrização, as preocupações extremas dos brasileiros com essa ameaça caíram consideravelmente – de 24% para 17%. Por escolaridade, o percentual de preocupação com esse problema é mais alto entre aqueles com nível universitário: 49% estão “extremamente” ou “muito preocupados”, contra 31% dos que cursaram apenas até o ensino fundamental.