Com o surgimento da Web 2.0, o aumento da interação na Internet possibilitou que clientes de diversas empresas ficassem cada vez mais virtuais. Mais do que isso, o resultado dessa transformação foi o aumento na facilidade de expressar opiniões e relatar experiências pessoais sobre produtos, serviços, marcas e empresas. Rapidamente, o contexto passou a ser oportuno para uma redefinição de valores e estratégias das empresas que precisaram se adequar à convergência de mídias.
Visando atender essa nova realidade, a BG Interativa, agência de marketing e soluções digitais do Grupo Totalcom, criou um departamento especializado em análise de comunidades virtuais. Segundo Araken Leão, diretor geral da BG Interativa, o departamento de marketing e mídias sociais é, na verdade, uma estrutura feita para conhecer e interagir com o cliente. “Com custos baixos em relação aos métodos convencionais, podemos alcançar alguns resultados surpreendentes. O fruto deste trabalho é muito útil no desenvolvimento de campanhas e escolha dos links patrocinados”, resume.
Com dimensões infinitas da Internet, conseguir uma visão global de um produto, empresa, ou até mesmo de uma idéia deve ser feito por um método multidisciplinar. Para isso, a BG Interativa oferece diversos serviços, a começar por busca de conteúdo, onde a partir disso é possível a empresa detectar problemas e definir a melhor estratégia para alcançar bons resultados; produzir conteúdo e provocar o comportamento dos usuários; e monitoria, a partir do clipping a empresa acompanha e gera relatórios que clarificam o comportamento do consumidor em relação a determinado assunto.
Para fazer da era Web 2.0 uma aliada, ao invés de uma ameaça, Leão afirma que é preciso estar preparado tanto para críticas como pra elogios. “De um jeito ou de outro, sua empresa irá parar na web, então que seja você a dar o primeiro passo na direção certa. E, afinal, saber o que o consumidor pensa a seu respeito é sempre muito positivo se souber lidar com essa informação”, conclui.