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Capacitação on-line no varejo



Com o objetivo de entender melhor a relação do setor de varejo com investimento em tempo para capacitação e treinamentos via web, a Take 5, empresa especializada em comunicação corporativa com recursos de interatividade, realizou uma pesquisa. A pesquisa mapeou os costumes e hábitos dos vendedores e promotores de TI do varejo. Promovido durante o evento IRC da Intel, o levantamento entrevistou cerca de mil pessoas, entre vendedores e promotores, nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Brasília. Em suma maioria, 74% dos pesquisados fazem os treinamentos em casa, e apenas 16% cursam durante o trabalho.

 

Em relação à preferência pelos treinamentos on-line, as opiniões se divergem: 46% dos entrevistados preferem o horário da manhã, já 36% ficam com o período noturno, e 18% são mais adeptos da parte da tarde. A pesquisa ainda aponta que apenas 45% do universo abordado possuem acesso à Internet banda larga no trabalho. No entanto, aproximadamente 85% dos pesquisados possuem banda larga em casa e apresentam bastante interesse e motivação própria para capacitação pessoal e profissional feita mesmo fora do horário de trabalho.

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Capacitação on-line no varejo



A Samsung já fazia uso do e-training da Take 5 para treinar os distribuidores e revendas por meio da web, quando decidiu investir também em um contato mais constante com o varejo, a fim de treinar vendedores que se relacionam diretamente com o consumidor final. A fabricante encontrou nos recursos oferecidos pelo Varejo Expert a possibilidade de pulverizar a marca e os produtos, com maior alcance ao grande número de vendedores que atuam no varejo.

 

A companhia treina, por meio dos vídeos on-line produzidos também pela Take 5, as equipes de vendas com conteúdo relacionado às linhas de produtos, aplica provas e disponibiliza certificações. O Varejo Expert fica on-line, disponível em real time, para que a própria Samsung acompanhe o rendimento dos vendedores, uma vez que o sistema traz os relatórios de acessibilidade e produtividade dos usuários. Para que os participantes realizem o treinamento, eles têm um login e senha de acesso ao portal, podendo cumprir o programa de onde estiverem e no horário que lhes convêm.

 

“Esta ferramenta é muito vantajosa para a Samsung, pois permite que o varejista faça o treinamento no horário mais adequado para ele. Também nos permite passar uma mensagem unificada e direta para este público, que é tão importante para nós”, diz Marcio Portella Daniel, diretor da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung.

 

Até o momento, 400 promotores estão cadastrados e a expectativa é que o programa alcance todo o varejo do Brasil. Dentre os resultados que a Samsung vem alcançando estão treinamento mais específico junto aos vendedores que não conseguem sair para eventos presenciais, comunicação simultaneamente ao lançamento de produtos e captação de maior atenção dos vendedores.

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