O Grupo Carrefour lança no Brasil o app Meu Carrefour, plataforma de inteligência de dados omnicanal que concentra os serviços de varejo da companhia em um único programa de benefícios, gratuito e nacional, composto por ofertas, cupons e outras vantagens personalizadas. O aplicativo concentra ainda a venda de alimentos on-line do Carrefour, inicialmente disponibilizada para 200 bairros da capital paulista – pertencentes às zonas central, oeste e sul. Ao todo, são mais de 6.000 produtos alimentares, que se somam aos mais de 50.000 itens não alimentares já comercializados pelo site. A expansão geográfica será gradual, ao longo dos próximos meses para os demais bairros da cidade e, futuramente, para o restante do país.
“De forma inovadora, o Meu Carrefour reúne nossos esforços para colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos. Para conhecer melhor suas preferências e hábitos, criamos uma plataforma de inteligência de dados totalmente integrada aos canais e formatos da rede, que já nasce com mais de 4 milhões de clientes cadastrados”, destaca José Luis Gutierrez, vice-presidente de varejo do Carrefour Brasil. “Serviços como a venda online de alimentos são importantes ferramentas para facilitar ainda mais a vida dos nossos milhares de clientes.”
Em relação ao programa de benefícios, para aqueles que optarem por se cadastrar no programa gratuito, além de preço com desconto para diversos produtos sinalizados com a etiqueta roxa, terá acesso a diferentes cupons emitidos de acordo com seu perfil de compra e aceitos nas lojas e no site do Carrefour. Para aqueles que optarem por não se cadastrar, ainda sim será possível aproveitar a dinâmica do preço especial ao informar apenas seu CPF em qualquer checkout.
Além disso, integrado ao Meu Carrefour, a plataforma de cuponagem da rede emite cupons digitais (aplicativo, site e e-mail), que são lidos no caixa diretamente na tela do celular, e impressos, entregues junto ao cupom fiscal das lojas físicas – que podem ser reimpressos dentro do prazo de validade. Além de resgatar os cupons nos diferentes formatos e canais da rede, nas lojas do Carrefour Express, por exemplo, o cliente terá acesso ainda a combos de ofertas especiais. E nos postos Carrefour, os descontos dos cupons são concedidos por litro de combustível.
“Ao longo dos anos, ampliamos a variedade e a qualidade dos serviços oferecidos ao nosso cliente, que serão ainda mais personalizados a partir do conhecimento que continuaremos a desenvolver com este programa”, comenta Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour Brasil. “Dentre outros benefícios, temos a expectativa de emitir cerca de 100 milhões de cupons dirigidos a cada mês, aumentando a sinergia da nossa operação e levando ao cliente mais vantagens, que vão além do preço, para ele fazer mais Carrefour.”
O aplicativo Meu Carrefour oferece ainda: localizador de lojas; leitor de código de barras, que permite verificar o preço dos produtos remotamente; código de barras digital para acelerar o processo de identificação no caixa; cupons promocionais relevantes baseados no histórico e preferências de compra, incluindo a loja física de interesse; histórico de compras em loja física e online para acompanhar gastos; e sugestões de ofertas baseadas nessas listas de compras armazenadas.
“Estamos investindo em um futuro onde o relacionamento com o cliente e o comércio eletrônico se baseia em plataformas mobile. Buscamos atender à crescente demanda dos clientes por mais rapidez e comodidade e reforçar a estratégia omnicanal iniciada no ano passado com a venda online de produtos não alimentares”, ressalta Daniel Viana, gerente de e-commerce alimentar do Carrefour.com. “O investimento em tecnologia, associado às bases omnicanal de produtos e clientes, tem possibilitado a criação de novos serviços digitais que facilitam a vida do consumidor”, completa. O novo serviço possibilita ainda acompanhar a entrega e salvar os dados do cartão de crédito para futuras compras no aplicativo, incluindo o Cartão Carrefour.