Carros conectados às casas inteligentes

0
6
Avançando mais um pouco na conectividade, a Ford apresentou uma tecnologia que permite os carros da marca se comunicarem com a casa “inteligente” de seu proprietário por intermédio dos dispositivos de automação doméstica. Usando o sistema multimídia Sync do veículo, é possível acender e apagar luzes, acionar o ar-condicionado, ativar ou desativar sistemas de segurança, abrir e fechar portas, entre outros equipamentos de casa, tudo por comando de voz de dentro do carro.
O sistema foi apresentado em Las Vegas, durante uma feira mundial de tecnologia. A conexão fé feita com as chamadas “casas inteligentes”, que têm uma nova geração de equipamentos domésticos, como Amazon Echo e Wink, que já têm grande sucesso no mercado norte-americano. Uma pesquisa da Icontrol Networks mostra que metade dos consumidores na América do Norte pretende comprar pelo menos um produto doméstico inteligente no próximo ano. 
“Os consumidores querem cada vez mais se manter conectados às suas casas quando estão em trânsito”, diz Don Butler, diretor executivo de veículos e serviços conectados da Ford. “A conexão com dispositivos domésticos inteligentes através do Sync atende esse desejo e permite que os consumidores também se conectem com seus carros mesmo quando não estão no volante.”
Presente em mais de 15 milhões de veículos no mundo, o Ford Sync tem a expectativa de chegar a 43 milhões até 2020. A sua conexão com o Amazon Echo e o Wink faz parte do plano Ford Smart Mobility, que a empresa desenvolve para inovar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.