Cedae adquire gerenciador de transferência dos dados

0
17

Com o objetivo de ampliar a utilização de sua base de dados por meio da implantação de rotinas capazes de disponibilizar informações gerenciais, porém sem aumentar custos de propriedade, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro) adotou o DataBridge, da Attachmate, no gerenciamento da transferência dos dados residentes no sistema Unisys para utilização na plataforma Oracle.

A solução foi adotada no projeto de Mapeamento Geofísico, visando a digitalização do cadastro de clientes Cedae para cruzar os dados comerciais com a planta da rede. Segundo Mariza Uchôa Mitidieri, chefe da divisão de suporte da Cedae, a escolha do DataBridge para o projeto se deu porque a companhia procurava uma ferramenta que pudesse adaptar e disponibilizar os dados em uma plataforma aberta. “Com o DataBridge, os dados passam a ser utilizados em visualizações e simulações fora do ambiente de produção”, explica a executiva.

Com essa ferramenta, a empresa garante a integridade do banco de dados que serve às operações transacionais. Mesmo que haja um acesso indevido ou uma alteração inconveniente durante a análise dos dados, as correções só têm que ser feitas na base replicada e não no sistema local. Mas, de acordo com Haydée Guimarães, diretora comercial da Attachmate, a vantagem competitiva desta solução é que os profissionais especializados em análise e planejamento estratégico passam a ter uma visão precisa dos clientes e do andamento dos negócios. “Esses executivos começam a trabalhar com as informações extraídas diretamente dos sistemas transacionais, o que resulta em mais objetividade nas decisões”, observa.