O canal para quem respira cliente.

Central de negócios

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



O que motiva o ser humano a juntar-se em grupos e privilegiar os interesses individuais? Essa estratégia de junção de forças (físicas e mentais) tem sido, sem dúvida, o motor social que propicia um desenvolvimento ordenado e eficiente em prol do bem comum. A questão é explicada no livro Central de Negócios, lançado pela Campus/Elsevier.


Colaboradores ativos do Sebrae e professores com sólida formação em administração, os autores Edimir Dumke, Juan I. Koffler Anazco e Nilmar Paul mostram o funcionamento e a organização das centrais de negócios, ressaltando seu valor como fator de alta competitividade, principalmente quando considerado o atual perfil do mercado nacional e mundial. Central de negócios é uma obra despretensiosa que expõe às claras o associativismo como maneira de alcançar níveis mais seguros de competitividade e sobrevida empresarial.


“As Centrais de Negócios também têm um objetivo social, no sentido de propiciar ao mercado a que servem algumas vantagens que a empresa individual dificilmente poderia ofertar, em sua operação isolada. A governança é ferramenta fundamental de gestão da central de negócios, já que determina diversas variáveis que compõem o plano estratégico do grupo associado e, assim, tem influência preponderante, seja para seu sucesso, seja para seu fracasso”, afirmam os autores.


Para o Sebrae, uma central de negócios é um modelo avançado do conceito central de compras. Assim, entende-se esse formato como uma fórmula excepcional para aumentar a competitividade ou para superar desafios que, individualmente, seriam mais difíceis de superar. Algumas de suas características marcantes é que costumam se organizar entre pessoas jurídicas e têm o objetivo prioritário de competir com as grandes redes; têm objetivos comuns de compras conjuntas; planejamento estratégico de vendas; diferenciação das comunicações na mídia; treinamento e capacitação conjunta de equipes; plano de marketing compartilhado; centro de distribuição; design de lojas padronizado; marca compartilhada e acesso a linhas de crédito especiais e otimizadas.


Por meio de um estilo leve e descontraído, os conceitos são expostos com fluência, permitindo ao leitor compreender a dinâmica dos negócios de forma associativa, diferenciando-os daqueles estruturados em rede, em sua conceituação e operação.



Ficha Técnica
Livro: Central de Negócios
Autores: Edimir Dumke, Juan I. Koffler Anazco e Nilmar Paul
Editora: Campus-Elsevier
Número de páginas: 280
Preço: R$ 75,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima