Cetelem investe em BI

0
9


Difundir relatórios via web, realizar análises sobre estatísticas produzidas, ter capacidade de chegar a um nível de informação granular sobre cada um dos dois milhões de clientes e criar uma infra-estrutura para a manipulação de grandes volumes de dados. Essas eram as necessidades da Cetelem, empresa que integra o grupo financeiro francês BNP Paribas, ao adquirir a solução de BI da MicroStrategy.

O processo de escolha foi centralizado na França e padronizado mundialmente. Além da avaliação das características da plataforma de BI, foram analisados os protótipos desenvolvidos por diversos fornecedores e suas equipes. No Brasil, o BI MicroStrategy inicialmente dará apoio à gestão do marketing. A previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2007 a base de dados de marketing esteja pronta. No início, haverá sete usuários e o processo de implantação será desenvolvido internamente, contando com a consultoria da MicroStrategy. Nas próximas etapas do projeto, a plataforma também será utilizada em outras áreas da empresa, tais como risco, planejamento financeiro e comercial.

Segundo Luiz Germano, gerente de CRM da Cetelem, o BI utilizado atualmente pela empresa já executa este tipo de atividade. No entanto, a solução da MicroStrategy, por ser mais rápida e flexível, facilitará este gerenciamento. “Poderemos medir o retorno das ações comerciais e acompanhar os relatórios de gestão da carteira de clientes. Com isto, será possível ganhar produtividade na área de marketing”, explica.

Entre as vantagens que foram primordiais para a escolha da plataforma MicroStrategy está o fato de ser totalmente integrada – cobrindo análise OLAP, relatórios e capacidade de publicação – e fundamentos de ROLAP, permitindo a análise detalhada dos clientes, bem como a capacidade de tratamento e realização de operações complexas sobre grandes volumes de dados. Além disso, a ferramenta possui arquitetura com alto grau de segurança (gestão de acessos e permissões); ergonomia tanto para a construção dos relatórios quanto para a leitura; integração com o pacote Microsoft Office; e capacidade de realizar análise multi-dimendional independente do modelo da base de dados.