Chega ao mercado solução de análise do PDV

Uma nova ferramenta de marketing promete mudar a indústria e o varejo brasileiro e mundial, ao ajudar na avaliação de ações promocionais dos produtos nas lojas e contribuir para maximizar recursos. Trata-se do PromoPower, solução desenvolvida pela IDXP Analytics, empresa fundada no Brasil com sede em Palo Alto, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A ferramenta chegará ao setor supermercadista brasileiro no mês de outubro, com o Supermercado Todo Dia, da rede Walmart. “Já atendemos grandes redes no mercado norte-americano e vamos agora expandir essa atuação para o Brasil”, destaca Gustavo Lemos, CEO e cofundador da IDXP Analytics. 
No ano passado, o PromoPower foi lançado como protótipo nos EUA e conquistou o prêmio Editor’s Choice na Shopper Marketing Expo. O Brasil foi escolhido como plataforma mundial de lançamento da novidade depois de mais de um ano de testes. O diferencial da tecnologia é possibilitar aos fabricantes e varejistas uma análise detalhada do comportamento do consumidor dentro da loja, em tempo real. Contemplando dados como número de visitantes expostos, engajamento médio do cliente, frequência de retorno e taxa de conversão. “Pesquisas atestam que, no Brasil e no mundo, 70% da verba destinada a ações promocionais em PDVs é desperdiçada por inconsistência na avaliação dos hábitos do consumidor. O PromoPower ajudará a garantir resultados mais confiáveis para a tomada imediata de decisões corporativas”, argumenta Lemos.
O produto começou a ser implementado no início deste ano, como um projeto-piloto, em duas unidades das Drogarias Araújo em Belo Horizonte (MG). Mais três já ganharam a ferramenta e, até o fim de 2015. Essa expansão é justificada pelos bons resultados iniciais. Um deles foi obtido com uma marca de creme dental, que, além de ser encontrada na prateleira, estava ainda em evidência num ponto extra dentro da loja. Na primeira análise, a taxa de conversão em compra no ponto extra não era superior ao do ponto natural (0,57% contra 0,64%, respectivamente). Depois da mudança de local da gôndola promocional recomendada pelo PromoPower, o índice de conversão subiu para 0,89%.

Mecânica de funcionamento
A movimentação do consumidor é monitorada durante o tempo em que ele permanecer na loja. Essas informações são cruzadas com os tíquetes de vendas daquele estabelecimento e, a partir daí, a ferramenta fornece análise do comportamento do cliente, mensura os resultados das ações promocionais e identifica oportunidades de vendas mais promissoras. “Com base nesses dados, recomenda-se melhores localizações para os displays promocionais, gerando insights poderosos”, explica Lemos. “O valor dessas informações torna-se ainda maior quando se considera que 75% das decisões de compra são tomadas dentro do estabelecimento comercial”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima