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Chegada do iPhone 3G movimenta mercado



Antes mesmo do lançamento oficial no Brasil, o iPhone 3G movimenta o segmento de telefonia, especialmente depois que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou o aparelho a pedido da própria Apple. As operadoras Claro e Vivo entraram em acordo com a empresa para comercializar o gadget e garantem que o produto estará nas prateleiras bem antes do Natal. Funcionários da Vivo já circulam com o aparelho por aí, testando as redes 3G. A Tim ainda busca a conclusão do acordo com a Apple, por meio da Telecom Itália, para lançar a novidade junto com os concorrentes.

 

Essa movimentação pode ter freado o crescimento acelerado dos acessos via iPhone à Internet brasileira, que vinham mantendo média de crescimento de 20 pontos percentuais por mês. Com o anúncio de que a Vivo comercializaria o aparelho no país o número que já chegava a 49 p.p. em março, caiu para 11 p.p. em abril. Depois do lançamento oficial do aparelho 3G, a queda foi ainda mais acentuada e atingiu cinco p.p. negativos em junho. Nos meses de julho e agosto, o crescimento se manteve em três e 11 p.p. respectivamente, segundo dados apurados pela Predicta, consultoria especializada na análise do comportamento de navegação dos internautas brasileiros.

 

Claudia Woods, diretora de marketing e inteligência da empresa, esclarece que essa estabilização reflete uma desaceleração nas compras do iPhone, causadas pela soma desses dois fatores. “Como os consumidores sabem que dentro de poucos meses o gadget estará disponível para venda no país, é provável que o impulso de adquirir o aparelho tenha diminuído, especialmente porque se especula que chegará aqui a preços acessíveis”, afirma.

 

Claudia aponta que um outro fator possível seja o movimento natural que ocorre algum tempo depois do lançamento de produtos tecnológicos. “Assim que um novo gadget é adquirido, é normal que a curiosidade estimule um uso mais freqüente no início e foi o que aconteceu com o iPhone. Os novos usuários acabam acessando a Internet várias vezes ao dia. Acredito que com o passar dos meses é comum haver a normalização na utilização dessa funcionalidade e, conseqüentemente, uma pequena queda na quantidade de acessos”, analisa a executiva. “Mas esse comportamento não é suficiente para desacelerar tanto o crescimento. Está claro, pelo momento em que essa desaceleração aconteceu, que os brasileiros ainda sem o aparelho esperam para adquiri-lo aqui no Brasil”, completa a executiva.

 

Segundo pesquisa recente realizada pelo DataFolha, o número de internautas no Brasil chegou a 59 milhões, mas o volume de acessos via dispositivos móveis ainda é pequena. A executiva acredita que esse bolo tende a crescer em ritmo acentuado com a chegada de novos aparelhos com tecnologia 3G, principalmente o iPhone. “Duas barreiras principais impediam o crescimento dos acessos via dispositivos móveis no Brasil: a velocidade das redes e a dificuldade de navegação dos aparelhos disponíveis. Com a chegada da tecnologia 3G e com o lançamento de aparelhos cada vez mais capazes de oferecer ao usuário uma experiência de navegação similar a dos computadores, o movimento ascendente será irreversível”, completa.

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