Cinco anos de relacionamento

0
11

A TVA comemora, neste mês, os cinco anos do TVA Relacionamento. Segundo Leila Loria, diretora superintendente, o papel do relacionamento com o cliente tende a ganhar importância em um cenário de programação e serviços semelhantes. “A TVA antecipou uma tendência de mercado e há meia década investe em marketing de relacionamento”, explica Loria. “Hoje, esse tipo de programa é essencial para assegurar a rentabilidade e o futuro da empresa”, completa.
Por isso, a fidelização de clientes continua sendo o principal foco de comunicação da TVA. Até dezembro, a operadora de TV a cabo estima investir cerca de R$ 5 milhões em ações, promoções e eventos do TVA Relacionamento. Sua mais nova iniciativa é a Casa TVA Digital, inaugurada este mês com o objetivo de demonstrar aos assinantes de São Paulo (a maior fatia de sua base) os últimos lançamentos da operadora, em um único e charmoso lugar.
Para atrair e encantar seu público-alvo (de crianças à terceira idade) durante os dias do evento (de 3 a 6/11 no Espaço Abril), a TVA firmou parceria com os canais Fox, Discovery Kids e HBO, o Grupo Pão de Açúcar, o restaurante T.G.I. Fridays, a revista Claudia Cozinha e a operadora de telefonia móvel TIM, entre outros.
Os resultados obtidos no primeiro semestre, por exemplo, confirmam que o planejamento estratégico e os investimentos realizados foram eficientes: o churn rate (índice de cancelamento) no período foi 23% menor em comparação os primeiros seis meses de 2003. “É um percentual dentro dos padrões internacionais”, diz Loria.
Para Astrid Akrabian, gerente de Comunicação e Relacionamento com o cliente da TVA, “a redução do índice é reflexo de uma estratégia centrada em serviços de atendimento qualificados e um consistente programa de relacionamento com os assinantes”.
Atualmente, a TVA conta com mais de 100 empresas parceiras para viabilizar ações como pré-estréias de filmes no cinema e peças teatrais, convites para eventos culturais, como exposições de arte, promoções mensais, viagens nacionais e internacionais, entre outras. E, segundo Akrabian, esse número aumenta a cada mês.
“Não se trata simplesmente de um programa de descontos. Trata-se de puro relacionamento. Desde o seu regulamento, redigido de forma simples, à pontuação baseada nos serviços que o cliente efetivamente utiliza, tudo é pensado no assinante”, conclui a executiva.