Tendo como meta dinamizar a operação e continuamente melhorar os produtos e serviços, a Claro entregou à Connectcom, provedora de serviços de outsourcing e de consultoria em data center, a gestão da performance e da qualidade dos serviços prestados por outras áreas ou outros provedores. Com isso, a Claro pretende fortalecer a gestão da qualidade de serviços da área de TI.
Essa decisão está fundamentada, de acordo com Ricardo Redenschi, diretor de Operações de Tecnologia da Informação da Claro, na necessidade sempre crescente de racionalização de investimentos, principalmente na época atual, “tornando obrigatória maior criatividade na concepção de serviços, que tragam maior valor agregado aos usuários”. Nesse contexto, frisa o executivo, “a área de Qualidade tem de ter perfeito entendimento da necessidade do usuário, antecipando-se a elas, e não apenas tratar as questões de forma reativa, seja pela análise de indicadores, seja pela ouvidoria e demais processos envolvidos”.
Entre as primeiras ações implementadas, destaca-se a entrada em operação, em outubro de 2008, de um novo portal de serviços na Intranet da Claro, que passou a contar com um novo portfólio de informações acessível via interface amigável. Um dos objetivos do novo portal é aumentar a transparência dos serviços prestados de TI para a comunidade usuária, informa Gisele Salles Ferreira da Silva Sabb, da Connectcom, responsável pela gestão do projeto, ressaltando que “isso significa a publicação permanente de diferentes tipos de relatórios, dentro dos propósitos da SOX, bem como melhor orientação aos usuários sobre a forma de utilização dos serviços de TI disponíveis na Claro”.