Clientes satisfeitos com e-commerce



O comércio eletrônico brasileiro tem crescido consideravelmente desde 2001 e até o final deste ano deve chegar a 9,5 milhões o número de pessoas que já tiveram pelo menos uma experiência de compra pela Internet. A expectativa positiva é reflexo de pesquisas realizadas pela e-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, entre os meses de abril e outubro deste ano, período em que o índice de satisfação do cliente se manteve entre 86% e 87%.


As opiniões foram coletadas pelo serviço de avaliação do desempenho das lojas, oferecido pela e-bit, em que os consumidores, após realizarem compras, avaliam 10 quesitos em mais de 1.000 lojas virtuais conveniadas ao serviço: Facilidade de Compra, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.


O ranking de desempenho das lojas virtuais é atualizado diariamente, de acordo com as avaliações dadas por consumidores nos últimos 90 dias, e formam um importante parâmetro para consumidores, que passam a ter um referencial importante na hora de escolher a loja virtual, e também para os varejistas do comércio eletrônico, que procuram promover melhorias para atender às exigências dos clientes. Desde abril de 2000, a empresa já coletou mais de 5,2 milhões avaliações de e-consumidores.


“Próximo às festas de final de ano, é normal que se tenha alguma insatisfação por parte do cliente, seja por algum item que não há no estoque de prontidão ou no prazo de entrega em virtude do aumento de vendas, o que pode ocorrer também em qualquer loja física nesta época. O desempenho do comércio eletrônico, no entanto, demonstra que cada vez mais as pessoas estão se rendendo às facilidades oferecidas pelas compras realizadas pela internet e os clientes estão confiantes e satisfeitos com os serviços. Estamos caminhando para um faturamento recorde de R$ 1 bilhão neste Natal”, ressalta Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.


As vendas no comércio eletrônico no primeiro semestre de 2007 indicam que o ano irá consolidar um grande avanço no setor. No período, foi registrado um crescimento nominal de cerca de 50% nas compras pela Internet com 8,7 milhões de pedidos, 2,7 milhões a mais do que em 2006, e a base de clientes que tiveram pelo menos uma experiência de compra em loja virtual brasileira cresceu 16% para 8,1 milhões. O faturamento das empresas que atuam no comércio eletrônico também registrou acréscimo, alcançando os R$ 2,6 bilhões em vendas de bens de consumo (exceto passagens aéreas, sites de leilão e automóveis). Para o final do ano, espera-se um crescimento nominal de 45% em relação ao Natal de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima