Colgate-Palmolive lança projeto para varejistas

0
5

Com o objetivo de atender as necessidades do setor varejista e do shopper (consumidor no ponto-de-venda) e incrementar as vendas das categorias em que atua: higiene oral, higiene pessoal e limpeza, a Colgate-Palmolive criou o projeto A Loja Ideal, que consiste no desenvolvimento e implementação da estratégia dos 5P’s (produto, posicionamento, preço, promoção e PDV material) em todos os ambientes de varejo.
O grande diferencial deste projeto é que a empresa oferece uma solução completa para o varejista, recomendando o mix de produtos e planograma adequados para os produtos da Colgate-Palmolive e de outros fornecedores da categoria. Em outras palavras, é um gerenciamento de categorias que pode ser implementado em 100% das lojas (desde uma farmácia até um hipermercado), independente do grau de sofisticação do varejista, de forma imediata e sem custo para o cliente.
“O objetivo foi desenvolvermos um conceito abordando toda a categoria, pois uma das insatisfações dos varejistas é de que a indústria pensa somente nas vendas de seus produtos, esquecendo-se da categoria como um todo. Assim, criamos o projeto A Loja Ideal que oferece uma solução completa para os nossos parceiros comerciais, totalmente baseada em dados de mercado e pesquisas com o consumidor”, afirma Walter Faria, vice-presidente de vendas da Colgate-Palmolive do Brasil. “Nos últimos anos realizamos diversas pesquisas para entender a dinâmica das nossas categorias e do shopper nos diferentes Ambientes de Varejo. Este projeto é resultado deste trabalho”, complementa o executivo.
A receptividade do trade foi muito positiva e em menos de um mês A Loja Ideal foi implantada em aproximadamente 30% das lojas atendidas pela Colgate-Palmolive. O foco inicial é a categoria de higiene oral. As vantagens da implantação do projeto para os varejistas é a satisfação das necessidades de seus clientes e, consequentemente, o incremento nas vendas e lucratividade da categoria. É possível um aumento inicial das vendas de aproximadamente 30% e uma redução no valor de inventário em gôndola de até 40%. “Na grande maioria dos projetos de gerenciamento de categorias, disponíveis hoje no mercado, o processo de implementação do projeto e apresentação dos primeiros resultados, demanda muito tempo”, afirma Pedro Figueira, diretor de Customer Marketing da Colgate-Palmolive do Brasil. “O que estamos oferecendo para os varejistas, é uma solução completa com implantação imediata, sem a necessidade de realização de pesquisas e teste piloto. Isto nós já fizemos nos últimos anos”, completa o executivo.
Para a viabilização do projeto, a Colgate-Palmolive treinou mais de 700 colaboradores (executivos de vendas e merchandising) e todas as áreas de Customer Marketing e Consumer Marketing em tempo recorde: apenas um mês. Cada colaborador participou de sessões com parte teórica e prática. “Nossa equipe está extremamente motivada e pronta para implementar o projeto, pois além de ser um grande diferencial para o mercado, traz uma solução completa para todos os formatos de loja e, consequentemente, fortalece ainda mais a nossa parceria com varejo”, afirma Marcelo Zimet, gerente de Customer Marketing. “Em resumo, a Loja Ideal é o gerenciamento do ponto-de-venda focando o sortimento e planograma de acordo com cada tipo de loja”.