Com a informação na mão

0
15


As Lojas Renner, rede de departamento, com 64 lojas espalhadas por 11 estados brasileiros, adquiriu um pacote de softwares de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy, que inclui os produtos Web Professional, Web Reporter e Narrowcast Server. A solução recentemente implementada já é responsável pela emissão de até 80 relatórios diários disponibilizados automaticamente para 50 usuários autorizados, pertencentes a diversos níveis gerenciais.

A partir do perfil de cada executivo, o software MicroStrategy Narrowcast Server identifica as informações a serem enviadas de acordo com a respectiva área de atuação, efetuando a distribuição pró-ativamente. “Os dados chegam personalizados via Intranet à caixa de entrada dos usuários, que recebem o relatório em formato PDF”, afirma Edgar Serrano, diretor geral da Data Base Company (DBC), distribuidor oficial da MicroStrategy no Sul do país e responsável pela implementação da solução. O MicroStrategy Narrowcast Server permite ainda o fornecimento de informações através de PDAs, fax, telefones celulares e sem fio, além de e-mail.

Segundo Luiz Agnelo Franciosi, gerente geral de TI das Lojas Renner, a solução de BI utilizada anteriormente pela organização, implantada em 1999, encontrava-se defasada e com grau de detalhamento limitado. A migração para uma ferramenta que permitisse relatórios com múltiplas visões tornou-se fundamental para a melhora da tomada de decisão na companhia. “Antes, a Renner utilizava planilhas eletrônicas manipuladas e enviadas manualmente a cada semana por funcionários designados para esta função. A tecnologia MicroStrategy garantiu agilidade e extrema rapidez aos relatórios, que se tornaram diários”, revela o gerente.

A solução MicroStrategy foi adotada como padrão e será utilizada em conjunto com o sistema Retek, responsável pelo ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa. As cerca de 300 mil informações armazenadas em um data warehouse de 400 gigabytes são disponibilizadas pelo Retek para a plataforma de BI originando relatórios detalhados sobre compra e venda, além planejamentos e análises de desempenho. “O Retek já disponibilizava cerca de 500 relatórios comerciais pré-moldados. A plataforma de BI da MicroStrategy veio incrementar as possibilidades já existentes, dividindo-as de forma prática e inteligente”, afirma Agnelo.

Com a nova tecnologia, os dados podem ser segmentados por região, estado, cidade, unidade e até mesmo estrutura mercadológica, entre outras opções, com um tempo de resposta na faixa de segundos para 90% dos casos. Para o executivo das Lojas Renner, uma das principais vantagens da migração foi a possibilidade de extrair relatórios minuciosos sobre as vendas das lojas de todo país, levantando dados como volume, margem de rentabilidade, níveis de estoque e muito mais. “Apesar de recente, a implantação do projeto nas Lojas Renner assegura à empresa o que há de melhor no mercado de business intelligence”, avalia.