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Como acertar na primeira franquia?

O brasileiro quer ser dono do próprio negócio. Segundo dados do Sebrae, 76% da população tem esse objetivo e para atingi-lo muitos procuram franquias com o intuito de aproveitar a estrutura e o know-how existentes. Embora a chance de sucesso dos empreendedores que contam com este apoio seja sete vezes maior do que a dos independentes, até 15% das unidades franqueadas fecham no primeiro ano.
 
Para o especialista Lucas Moreira, diretor da Conecta Valor, não basta se planejar para evitar que o sonho de mandar no próprio nariz se torne uma experiência difícil. “Desde a pesquisa e escolha da empresa até o fechamento do contrato, o empreendedor deve se envolver a fundo e avaliar cada etapa desse processo com cuidado”, afirma.
 
Moreira ainda enumera cinco dicas importantes para o empreendedor de primeira viagem:
 
– Perfil do empreendedor: é necessário avaliar áreas de atuação em que o investidor tenha afinidade ou experiência. “Tem que pensar no estilo de vida de cada um, se gosta de trabalhar no fim de semana, o quanto de tempo quer dedicar ao negócio, qual o tipo de relação que deseja ter com os funcionários e o número destes que quer administrar”, afirma ele. 
 
– Geografia comercial: em complemento à análise do perfil do investidor, um raio-x da região onde ele pretende abrir um negócio revela as carências ou excessos de serviços no local. Isso ajuda a decidir qual pode ser um ramo a se explorar na área, como por exemplo, alimentação, limpeza ou aluguel de carros. 
 
– Pesquisa de franquias: é preciso estudar o mercado e avaliar diversas propostas. “Vale a pena discutir com franqueados antigos e aprender com a experiência de quem já está na área”. Além disso, é necessário decidir se é mais interessante fazer a parceria com um nome experiente do mercado ou investir em uma empresa nova, com potencial de expansão. 
 
– Cálculos financeiros: também é necessário avaliar valores médios de investimento, faturamento e rentabilidade de cada opção. “Assim o empreendedor é capaz de planejar a viabilidade do negócio e sua disponibilidade de capital nos primeiros meses”.
 
– Termos do contrato: “em geral, os contratos de franquias seguem um modelo, mas é possível negociar aspectos importantes que podem passar despercebidos sem a ajuda de um especialista”, conta Moreira. Ele cita o caso dos fretes, muitos investidores não sabem que deverão arcar com o transporte de insumos e produtos. 
 
“Seguindo alguns cuidados, fica mais fácil encontrar a franquia ideal, sem surpresas no caminho”, afirma Moreira. De qualquer maneira, completa o consultor, é indispensável discutir cláusulas de saída. Nunca se sabe quando o encanto com o negócio pode acabar, e fica mais fácil negociar as condições de desinvestimentos previamente.

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