Como as empresas usam a web

0
12

A E-Consulting®, Boutique de Conhecimento líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, anuncia o resultado da pesquisa anual sobre o nível de digitalização das pequenas e médias empresas do Brasil, referente a 2004. Por fim, a pesquisa registrou que 26% das companhias pesquisadas estão implementando todas essas funções de maneira planejada e integrada. “Esses 26% possuem o que chamamos de PED – Planejamento Estratégico Digital, cujo tempo médio de execução é de 18 meses”, afirma Daniel Domeneghetti, diretor de Estratégia da E-Consulting.
O levantamento foi realizado em um universo de 438 empresas brasileiras consultadas pela internet, em enquete e questionários, com suporte por telefone e registrou muitas variáveis quanto ao uso da internet:
– 86% das empresas utilizam a web para fins institucionais, como disponibilização de sites institucionais, campanhas de comunicação online com clientes, prospects e parceiros e exposição de marca, por exemplo;
– 54% para ações internas, entre as quais intranet e integração de legados, digitalização de processos, ERP e infra-estrutura;
– 78% para ações voltadas ao cliente, como realização de promoções, fidelização, CRM e marketing direto;
– 49% de forma transacional – para transações online ou comércio eletrônico;
– 44% para ações externas, como B2B, extranets, e-procurement e e-marketplace, entre outras;
– 11% informaram algum tipo de utilização com relação a aplicações móveis;
– 24% dessas empresas dispõem o acesso em banda larga;
– 32% utilizam como um meio para treinamento, como ensino à distância e EAD, por exemplo.