Como dar certo em um país incerto

0
15


O Instituto Empreender Endeavor, entidade sem fins lucrativos que visa à geração de empregos no Brasil por meio do fomento da cultura empreendedora, lança o livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto”, da Editora Campus/Elsevier, no próximo dia 31 de agosto. A obra, que já está em pré-vendas em alguns sites, chega ao mercado com o objetivo de exemplificar assuntos corporativos como gestão, gente, sociedade, mercado, aspectos legais, entre outros, explorando as histórias bem sucedidas de 51 dos mais importantes empresários do Brasil.

Para comemorar os cinco anos de atuação no País, a Endeavor reuniu, em um trabalho inédito, entrevistas exclusivas de empreendedores como Emílio Odebrecht, Abílio Diniz, Jorge Gerdau, Fabio Barbosa, Laércio Cosentino, Guilherme Leal, Júlio Ribeiro, Pedro Passos, Peter Graber, entre outros, que dão conselhos e dicas de como prosperar no mundo dos negócios. A iniciativa, além de reforçar a missão da ONG de disseminar a cultura empreendedora, visa ao compartilhamento das experiências conquistadas pelos entrevistados ao longo de suas trajetórias vitoriosas.

Mesclando a experiência desses pesos pesados do mercado nacional, o livro “Como fazer uma empresa dar certo em país incerto” é complementado com relatos de jovens empreendedores que já possuem um negócio, mas que ainda estão em busca da consolidação de suas empresas. “A mistura da geração vitoriosa que, nos últimos 50 anos impulsionou o desenvolvimento do Brasil, encontra-se com a próspera geração de jovens empreendedores que já dão seus primeiros passos a caminho das futuras Naturas, Odebrechts, Pão de Açúcar, etc”, afirma Paulo Veras diretor geral da Endeavor.

Para fundamentar os capítulos da obra, a Endeavor realizou uma pesquisa com a comunidade de empreendedores do Brasil que revelou as melhores práticas de gestão e as principais falhas reincidentes nas estratégias e operações de diversos tipos de empreendimentos. “Nossa idéia era criar um livro que apresentasse um conjunto de conceitos práticos e as mais importantes lições aprendidas por empreendedores típicos, como aqueles apoiado por nós”, acrescenta Veras. Com nove capítulos, o livro aborda temas como a importância da motivação e do sonho para a consolidação de um empreendimento, dicas e riscos na administração de fluxo de caixa, plano de negócios, gestão de pessoas, estratégias de comunicação, superação do desafio de crescimento, aspectos contábeis entre outros.

Para consolidar esse projeto inovador a Endeavor contou com o apoio do ABN AMRO Real e da Microsiga.