Como evitar fraudes em servidores

0
14

Os hackers de plantão estão sempre espreitando as fragilidades dos usuários de internet para causar prejuízos. O principal alvo são dados em servidores de instituições bancárias ou comerciais. A Kerio Brasil divulga estudo realizado com base nos dados do NIC BR Security Office do Comitê Gestor da Internet Brasileira, onde esclarece que alguns cuidados extras, podem evitar que seu browser contenha alguma vulnerabilidade, e que programas que contenham trojans (cavalo de tróia), sejam instalados para fraudar os acessos a sites de bancos ou de e-business.

Veja as dicas foram compiladas em dez tópicos, divididos por assuntos e serão divulgadas semanalmente.

– Use o seu bom senso. Se um arquivo ou anexo parecer muito bom para ser verdade, suspeite!

Hoje o tipo mais comum de propagação de vírus é o e-mail. Portanto, um vírus (ex.: phishing scam), que entra em sua máquina e lhe oferece alguma coisa ou pede para você se cadastrar, pois você ganhou prêmios e etc, provavelmente vai se propagar enviando e-mail da sua máquina para toda sua lista de contatos, revelando para hackers suas contas e senhas. Portanto, desconfie dos anexos e de e-mails provenientes de remetente desconhecido.

– Senhas fáceis

Ao definir suas senhas, resista a tentação e não use algarismos em seqüência ou repetidos, nem datas pessoais, números de telefones e nome de parentes. Utilize caracteres especiais às suas senhas. Lembre-se, senhas mais difíceis de decorar, também são difíceis de serem decifradas.

– Troque sua senha

A senha de acesso à internet e a assinatura eletrônica são importantes proteções para sua conta. Não as forneça nem compartilhe com ninguém, mesmo que sejam solicitadas por supostos funcionários de bancos. As senhas possuem níveis de acesso diferenciados: a primeira geralmente dá acesso a simples consultas, a segunda a movimentação de valores por meio de pagamentos e transferências. Portanto, evite que as senhas sejam iguais e troque periodicamente.

– Teclado Virtual

O teclado virtual, muito comum no sites de bancos, utiliza um mecanismo de criptografia de dados que impede a identificação dos caracteres das senhas, por isso, de preferência a ele.
– Computadores de terceiros e acesso WAP

Evite acessar internet banking ou realizar uma compra pela internet em computadores de terceiros. Suas ações podem ser monitoradas através de programas especiais.
Nunca digite sua senha em celular que não seja o seu. Os números podem ser facilmente recuperados na memória do aparelho.
DICAS DE SEGURANÇA KERIO www.kerio.com.br