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Como evitar queda de vendas online?

Autor: Marco Leone
Durante a Black Friday de 2013, milhões foram gastos em compras online, mas muitos varejistas falharam em capitalizar rendas potenciais enquanto tentavam lidar com a pressão do aumento do tráfego ocasionado pelas promoções. Grandes marcas, como eBay e Asos, viram a capacidade de carregamento de seus websites cair em cerca de 31% e 19%, respectivamente, no período de pico. Tudo isso causou impactos na experiência do consumidor, bem como nas receitas. Em 2014, as organizações tomaram precauções extras para garantir que suas aplicações web e mobile cooperassem, mas perdas foram novamente reportadas. 
De acordo com uma pesquisa realizada pela Vanson Bourne, até mesmo pequenos atrasos nas respostas de um website podem ter impacto considerável na satisfação do consumidor, nos page views, nas taxas de conversão e no abandono de site. Além disso, embora 79% dos CIOs soubessem quais eram as causas responsáveis pelo pico, 44% deles não testavam a performance de seus sites para checar se seriam capazes de aguentar a pressão durante o aumento do tráfego. 
Varejistas não podem perder consumidores no momento em que os usuários mais precisam deles. Não apenas isso pode ocasionar uma queda astronômica nas vendas, como também de reputação, algo ainda mais difícil de recuperar. Sendo assim, que abordagem devem ter a fim de garantir a performance no site, em face das altas demandas causadas pelas negociações promocionais ou sazonais? Como podem garantir que o ambiente esteja constantemente preparado para o extremo, enquanto lidam com um orçamento baixo?
O custo de ferramentas voltadas para o teste de desempenho de software, incluindo compra, entrega, manutenção e infraestrutura pode ser uma enorme barreira para o investimento em soluções que garantam a qualidade e a alta disponibilidade de um website. Tradicionalmente, esse assunto era considerado um problema de TI, mas com a consolidação do marketing digital, ele se tornou de interesse de diferentes departamentos. O importante é que há alternativas que podem reduzir de forma significativa os custos dos envolvidos sem comprometer qualquer rigor.
 
O teste de desempenho de aplicações web baseado na nuvem, por exemplo, garante a alta disponibilidade do website até mesmo nos cenários mais adversos. Essa plataforma permite simular um grande número de usuários virtuais por meio do uso de geradores, o que elimina o esforço e o custo de manter uma infraestrutura. A análise de performance é imperativa para que as aplicações ajam da forma esperada no mundo real. Particularmente, para garantir que sejam capazes de tolerar o estresse e esforço das várias demandas que as empresas têm com relação ao consumo de seus produtos e serviços. Combinar cloud com abordagens tradicionais permite que um modelo ideal seja atingido, aliado à agilidade e redução de custos, em comparação com o uso isolado de soluções típicas.
Ao implementar uma solução via cloud, os times de teste podem gerenciar o site de maneira mais efetiva e acessível. E, como resultado, o departamento de marketing não sofrerá de desperdício de esforços e baixas nas vendas – garantindo o sucesso futuro dos negócios. 
Marco Leone é country general manager da Micro Focus

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