Como medir eficiência da web

0
14

A internet brasileira já hospeda mais de 690 mil domínios. Um número 33% maior que o do ano passado, de acordo com a empresa Registro.br. Paralelamente a esse aumento de websites houve também um crescimento de 60% na publicidade on-line no primeiro semestre de 2004. Apesar dos números positivos, especialistas em web alertam que é preciso planejar para não perder dinheiro ao investir na internet. Pensando nisso, o Senac São Paulo e a Jump Solutions promovem no dia 10 de novembro a “I Oficina de Métricas e Indicadores de Resultados em Projetos Web”.
O evento contará com a participação de Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia da E-Consulting, Fabio Mengozi, gerente da Natura.net, Márcio Garcez, diretor comercial da Predicta e Maurício Salvador, gerente de negócios da e-bit. Entre os temas abordados estarão: estratégias focadas em resultado, construção de indicadores e ferramentas de análise. A oficina irá focar sites corporativos e campanhas publicitárias on-line.
Para Márcio Garcez, diretor comercial da Predicta, empresa especializada em Business Intelligence, a utilização de métricas e indicadores de resultados é essencial nos projetos on-line, pois auxilia empresas e anunciantes a terem uma visão real do retorno do investimento. Garcez, que falará sobre o desenvolvimento de métricas de desempenho para campanhas on-line, reforça, porém, que essa análise dever ir além dos números de cliques ou page views. “Se uma campanha on-line visa vender um determinado produto, é preciso saber quantas vendas foram geradas e não quantas pessoas acessaram determinada campanha”, exemplifica. Partindo dessa idéia, o especialista destaca algumas metodologias importantes como pós-impressão e pós-clique, que medem o que o usuário fez após ver e acessar a publicidade on-lne.
Fábio Mengozi, gerente da Natura.net, mostrará como gerenciar portais corporativos. Baseado em sua experiência de sete anos no gerenciamento do site da empresa, Mengozi falará sobre os indicadores mais importantes e como vinculá-los aos indicadores-chave da companhia. “Em um momento em que os portais corporativos têm diferentes funções, que vão desde uma simples comunicação para público externo e interno, até programas de relações públicas, publicidade e venda, é preciso saber medir e administrar todo o processo, utilizando diferentes tipos de indicadores de acordo com cada projeto de web”, comenta.
Os especialistas Daniel Domeneghetti, da E-consulting, e Mauricio Salvador, da e-bit, falarão respectivamente sobre estratégia focada em resultados para projetos de Internet e indicadores de performance para websites.
Agende-se
Serviço: I Oficina de Métricas e Indicadores de Resultados em Projetos Web
Data: 10 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Senac São Paulo – Rua Dr. Vila Nova, 228 – Consolação, São Paulo
Informações e inscrições pelo telefone (11) 5012-5939 ou no site www.jumpsolutions.com.br