Compesa integra dados, voz e imagem

0
1


A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) inaugura esta semana a nova rede corporativa, um complexo projeto que integrará voz, dados e imagens. Com esta nova infra-estrutura, a Compesa irá economizar 40% dos gastos com telecomunicações e ainda diminuir em 15 minutos a média do tempo de atendimento ao público, que passará a ser de apenas 5 minutos.

O contrato, de R$ 10.9 milhões, foi firmado em novembro do ano passado na forma de consórcio entre as empresas Siemens e Aragão Engenharia e Comércio Ltda, e conta com a aplicação de Ativos de Rede e IDS da Enterasys, empresa especializada em Redes Seguras, e o sistema de Centrais Telefônicas da Siemens. O novo e ambicioso sistema integra as unidades Cruz Cabugá, Aurora e Cabanga e permite que a as informações trafeguem na rede a uma velocidade de até 1Gb, um aumento significativo no tempo de resposta em relação á solução atual. Servindo 168 munícipios de Pernambuco, a Compesa possui mais de 1 milhão de clientes entre residências, comércios, indústrias e instituições públicas.

O contrato com a Enterasys e Siemens disponibiliza soluções de conectividade e de suporte técnico capazes de prover a operacionalização dos Sistemas Informacionais, Sistemas Corporativos, Sistema de Gestão Empresarial, Sistema de Impressão Departamental, acessos às Bases de Dados Públicas e Institucionais, acesso às informações e serviços na web, videoconferência e comunicação corporativa de voz por meio de tecnologia IP. Segundo Romildo Porto, gerente de processamento de dados da Compesa, a comunicação interna e externa feita por meio da rede proporciona uma grande economia em telecomunicações, que fará com que o projeto seja totalmente pago em 4 anos.

Para os clientes da Compesa, haverá mais agilidade no atendimento das solicitações, pois o canal de comunicação será via rede, e até mesmo as ligações entre as unidades da Compesa vão trafegar pela rede interna, operando como um sistema de ramais. Além da garantia de maior segurança e privacidade, conforme as recomendações dos governos federal e estadual, tendo em vista os completos recursos de segurança embutidos nos equipamentos de rede da Enterasys.