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Compra mais racionalizada

No primeiro trimestre deste ano, consumidor reduziu em duas idas a frequência de compras. Isso impacta também no volume médio por ocasião de compra, que registrou queda de 1,7%, impactado principalmente pelo aumento do preço médio, que foi de 9,8%. É o que aponta o Consumer Insight, estudo realizado pela Kantar Worldpanel. Durante o mesmo período de 2014, o cenário era bem diferente, quando chegou a registrar crescimento de 8% em volume e 18% em valor.  
 
Quando analisadas as classes separadamente, é possível perceber que o consumo impactou, principalmente, as classes mais altas que reduziram o volume médio por viagem (em 4%).  Apesar de terem ido duas vezes menos ao ponto de venda no período, a classe A/B também registrou uma variação de -1% em valor. A classe C apontou uma queda de duas idas ao PDV e -3% em volume médio por ocasião. Ainda assim, houve aumento de 1% no valor gasto. Esta foi a classe que mais contribuiu para a desaceleração do consumo. A classe D/E foi a única que se manteve positiva no volume adquirido por ocasião, com 4%. Apesar de também diminuírem a frequência em duas idas, a variação de valor teve alta de 5% e o volume médio registrou queda de -5%.
 
A pesquisa ainda revela que a cesta de bebidas foi a mais impactada no período, registrando queda de 5% em valor e 13% em volume. Em seguida veio a cesta de alimentos, cuja queda foi de 5%. Quanto à limpeza, a retração foi de 4% em volume e de aumento de 3% em valor. A cesta de higiene e beleza cresceu 6% em valor, porém registrou queda de 4% em volume. “Para não abrir mão das categorias conquistadas ao longo do tempo, os consumidores passaram a racionalizar o consumo, focando na praticidade e nos produtos com maior custo benefício”, afirma Christine Pereira, diretora de contas da Kantar Worldpanel.

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