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Compras on-line no Natal

Dos brasileiros que estão fazendo compras para o Natal via internet, 26% deles devem gastar entre R$ 101 a R$ 150, uma elevação de 15 pontos percentuais no ticket médio frente ao ano passado, quando 11% declararam intenção de gastos nesta faixa de preço. A informação é da pesquisa “e-CRM123: compras no Natal via e-commerce”, divulgada hoje pela eCRM123, empresa referência em CRM Social no Brasil.
De acordo com o levantamento deste ano, 73% consideram a data “importante” ante 86% que responderam a pesquisa em 2012. Também houve queda, 13 pontos percentuais, na categoria “Gastos acima de R$ 250”. Em 2012, 28% declararam intenção de compra nessa faixa de preço contra 15% em 2013. 
Outros 28% disseram que devem gastar até R$ 50 neste Natal ante 25% em 2012. A faixa entre R$ 151 e R$ 250 responde pelas intenções de 13% em 2013 contra 8% em 2012. “Estudos como este são desenvolvidos sistematicamente, pois temos profundo interesse no comportamento do consumidor social”, explica José Jarbas, CEO da eCRM123. 
Produto preferido
Assim como em 2012, 34% dos entrevistados alegaram que compram “Roupas” pela internet. É a segunda vez que o número supera a categoria “Eletroeletrônicos”: 23% em 2013 ante 28% em 2012. “Brinquedos” também teve queda considerável: de 17% no ano passado para 10% neste ano. A categoria “Livros” subiu de 6% em 2012 para 9% em 2013. “Comidas/bebidas” ficou em 7% nos dois períodos. O percentual também se repete em “Utensílios para casa”, com 3%. “Outros” itens figura com 14% na apuração de 2013. 
Os mais citados
Exatos 38% dos respondentes disseram que farão compras em “Outros” sites de comércio eletrônico, mas Submarino (16%) e Americanas (14%) lideram a relação de mais citados, seguidos por Magazine Luiza e Ricardo Eletro (8%), MercadoLivre (6%), Amazon (6%), Walmart (3%) e Dafiti (1%). 
“Apesar de algumas marcas obterem uma alta intenção de compra, é interessante observar que 38% ainda indicam ´outras lojas´. Isso pode estar vinculado ao fenômeno da ´cauda longa´, no qual produtos de nicho, muitas vezes pouco populares, atraem uma boa parcela das compras continuamente, como uma loja de camisetas ou de pôsteres por exemplo”, comenta Jarbas.
Atrasos na entrega
O CEO da eCRM123 atenta também para as frustrações que o comércio eletrônico pode causar ao consumidor. “De acordo com o nosso levantamento, 28% dos pesquisados em 2013 – ante 26% em 2012 – já tiveram problemas de atraso na entrega de mercadorias com as compras online. Em 2012, 5% chegaram a apontar que não houve o recebimento do produto, número que saltou 6 pontos percentuais em 2013, atingindo 11% dos entrevistados. Paralelamente, houve queda de 2 pontos percentuais de consumidores que disseram ter recebido o produto com defeito – de 8% para 6%.

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