O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Comunicação na web



A comunicação na Internet dos dez maiores bancos brasileiros precisa melhorar e passar por revisões para construir relacionamentos mais positivos com os diferentes públicos e fidelizar os clientes. A constatação é resultado de avaliação feita pelo Comunicômetro, ferramenta gerencial criada pela Retoque Comunicação. A análise avalia os sites das empresas por meio do impacto das ações de comunicação e a existência de políticas corporativas para diferentes públicos.

 

“A pesquisa com o setor bancário é a primeira aplicada pela metodologia do Comunicômetro. Escolhemos esse setor por ser um segmento representativo da economia no qual a transparência é um dado vital para sustentar a credibilidade e a imagem institucional construída ao longo do tempo”, afirma Luiz Chinan, idealizador do projeto e sócio-diretor da Retoque.

 

Segundo o estudo, apenas Itaú Unibanco e Banco do Brasil se classificaram com um nível de excelência na apresentação de recursos e disposição de diálogo. As páginas iniciais vão além da simples apresentação institucional ou formulário de negócios. Mais de 50 itens foram analisados em cada um dos sites, verificando a existência desde requisitos básicos para cada público, como designação de pessoas e dados de contato, até mecanismos sofisticados de interação, como transações econômicas e participação em redes sociais.

 

Para se ter uma noção mais abrangente do que revelou a pesquisa, no quesito comunicação aos clientes, o que se percebeu é uma preocupação maior com a comunidade do que com os próprios correntistas. Apenas o Itaú Unibanco demonstra um nível de excelência nessa área. Os demais bancos ainda disponibilizam aos clientes poucos recursos na Internet. Boa parte do ranking voltado para esse público está em um nível crítico.

 

Com a imprensa, a situação também deixa a desejar e os recursos destinados a esse público são precários. Apenas Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal contam com um nível de instrumentos virtuais considerado adequado para o diálogo com a imprensa nos sites. “Considerando-se que os jornalistas estão entre os principais formadores de opinião, percebe-se que as instituições bancárias ainda não se convenceram, de maneira geral, da importância do bom relacionamento com a mídia a partir do universo digital”, analisa Chinan.

 

Confira o ranking final em três categorias:

 

Comunicação Geral
01)Itaú Unibanco
02)Banco do Brasil
03)Bradesco
04)Santander
05)Caixa Econômica Federal
     Banrisul
06)HSBC
07)Votorantim
08)Citibank
09)Safra

 

Clientes
01) Itaú Unibanco
02) Santander
03) Banco do Brasil
      Caixa Econômica Federal
      Citibank
04) Banrisul
      HSBC
      Bradesco
05) Safra
06) Votorantim

 

Imprensa
01) Itaú Unibanco
      Banco do Brasil
      Santander
      Caixa Econômica Federal
02) HSBC
03) Banrisul
04) Citibank
05) Votorantim
      Bradesco
06) Safra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação na web


Desde que a Internet surgiu, as empresas perceberam que a conquista desta mídia era fundamental para o alcance de qualquer objetivo. E para as agências de comunicação, responder bem a todas essas demandas de web dos clientes é um desafio nem sempre superado. Além da parte de criação, esse tipo de trabalho exige um conhecimento técnico bastante específico. E ter profissionais dedicados aos diferentes elementos tecnológicos tem um custo muito alto, mesmo para quem possui uma grande estrutura.

Como solução, muitas vezes é feita a terceirização. Mas este processo traz também questionamentos em relação à qualidade e, mais ainda: como ter certeza de que as informações estratégicas dos clientes estarão seguras? Além, é claro, do receio de que o processo comercial seja atravessado. Observando essas necessidades, nasceu o Webureau Digipronto.

Trata-se de um serviço exclusivo e especializado, pronto para atender às necessidades das agências. Os trabalhos englobam a programação, publicação e suporte de websites, campanhas promocionais e de incentivo, pesquisas on-line, tabulação e geração de relatórios, além do desenvolvimento de intra e extranets, entre outros serviços on-demand que viabilizam as campanhas das agencias em mídia interativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima