Comunidades virtuais

0
12


A Cadmus, empresa especializada em outsourcing para a área de TI e no desenvolvimento de soluções corporativas, lança no mercado o Cadmus Portal Community Edition. A nova versão da plataforma de desenvolvimento de portais traz recursos para a criação e manutenção de comunidades virtuais temáticas, criadas por empresas para promover determinada marca ou produto e reunir interessados no assunto.

Para Luiz Gustavo Lombardi, diretor da Cadmus Services – divisão da empresa voltada para o desenvolvimento de soluções corporativas -, a criação do Cadmus Portal Community Edition foi motivada pela demanda de alguns clientes, como a Sony, que investiu na criação de comunidades virtuais. “Com a ferramenta, a empresa pode gerir a estada de cada visitante na comunidade virtual, analisando o comportamento e utilizando essas informações para aprimorar o relacionamento com o público”, explica.

O principal benefício da Community Edition é permitir que a empresa crie critérios de pontuação para cada visitante. “O gestor pode oferecer pontos para determinadas ações que o visitante faz dentro da comunidade, e transformar esses pontos em benefícios, como prêmios, por exemplo”, diz Luiz. Além de determinar quais os eventos que valem pontos para o visitante, o gestor da comunidade consegue visualizar um extrato das ações de cada participante e saber exatamente quais páginas ele visitou, e que atrações da comunidade mais chamaram a atenção.

Além da criação de fóruns e enquetes, a nova versão oferece a ferramenta de Message Board, que possibilita a elaboração de listas de discussão. Além disso o gestor também pode criar “quizes” (jogos com perguntas e respostas), que estimulam a participação e a interação com o internauta. Outro benefício é o auto-cadastramento de usuários, que facilita o ingresso na comunidade.