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Concessão de crédito automatizada



O Carrefour Soluções Financeiras adotou o software de decisão de crédito e análise de risco da Crivo, há 18 meses, para acelerar os processos de crédito e fraude e ajudar na parametrização das políticas da rede nesta área. Com a implementação do software, que leva o mesmo nome da desenvolvedora, acoplado ao workflow principal, a instituição reduziu o tempo necessário para definir as opções de crédito e financiamento de compras para os clientes em qualquer loja da rede. Também conseguiu estabelecer uma metodologia de decisão de crédito e aumentou o número de fontes consultadas. Apesar de envolver mais etapas, o tempo de análise diminuiu; passou para vinte segundos, em média.

 

Como é comum na área, o Carrefour utilizava um sistema próprio para gerir as operações, mas buscava uma solução para proporcionar mais segurança e padronizar os critérios de decisão de crédito, além de agilizar as análises de cobranças ao cliente. A necessidade surgiu quando a rede varejista criou, em 2007, sua própria instituição financeira, o Carrefour Soluções Financeiras e, a partir de então, passou a oferecer além do Cartão Carrefour Private Label, outros produtos e serviços, como Cartões de Crédito Bandeirados e diversas modalidades de seguros para seus clientes.

 

Marcos Faria, diretor técnico e de suporte do Carrefour Soluções Financeiras, explica que além de agilizar a consulta em si, o fato de o sistema parametrizar as políticas de crédito da empresa facilitou os processos. “O Crivo consulta fontes externas e internas em busca de informações cadastrais do cliente, cruza esses dados e define em segundos a decisão de crédito com base na política do Carrefour, que é definida no início da utilização do sistema e pode ser alterada e ajustada a qualquer momento”, completa.

 

“Nossos clientes são os experts em crédito. O que nós da Crivo fazemos é viabilizar suas transações com uma tecnologia que alia informações de quantas fontes o cliente quiser com suas próprias diretrizes de concessão de crédito. Daí a assertividade do sistema. Ele funciona como o cliente quer”, explica Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.

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Concessão de crédito automatizada


A 7COMm, empresa especializada em soluções de automação comercial e bancária, lança o CDC.Net, ferramenta para gestão de concessões de crédito direto ao consumidor, na modalidade “CDC Empregador”, crédito pessoal destinado a funcionários de empresas conveniadas com instituições financeiras e sob o amparo de débito em folha de pagamento. A solução é baseada em web, podendo ser integrada ao site da instituição financeira ou do internet banking, inclusive com o mesmo padrão visual.

De acordo com Valdemir Oliveira, gerente Comercial da 7COMm essa modalidade de operação apresenta uma grande oportunidade de ganhos para as instituições financeiras, em comparação com as demais formas de concessão de crédito do mercado, já que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do beneficiário, o que diminui o risco de inadimplência. Segundo ele, a expectativa do mercado financeiro é movimentar algo em torno de R$ 200 milhões por mês, nesta forma de empréstimo. O executivo afirma que, diante deste cenário, as instituições financeiras precisam cada vez mais de ferramentas que agilizem a concessão dos empréstimos, garantindo redução de custos e segurança ao processo.

A solução possibilita ainda o controle efetivo da margem líquida consignável desde o cadastramento dos beneficiários até o controle das transações realizadas, permitindo a simulação das propostas de empréstimo, de forma que elas possam ser aproveitadas para o fechamento dos contratos. Uma outra vantagem da ferramenta é a redução do tempo de preenchimento, análise e aprovação das propostas, normalmente feito de forma manual. Além disso, diminui o risco de fraudes, pois utiliza um sistema de criptografia e certificação digital.

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