Condor investe em logística

0
0

A Condor atacadista localizada em Brasília, iniciou em 2002 um projeto de racionalização e otimização de seu centro de distribuição. Após automatizar sua força de vendas com recursos de última geração, a empresa deparou-se com a necessidade de reestruturar a logística de distribuição de seus produtos.

Para realizar essa tarefa, a Imam consultoria foi contratada e deu inicio a um projeto a partir da verticalização dos estoques com uso de estruturas porta-paletes, proporcionando maior ocupação dos espaços e um aumento da seletividade dos produtos, facilitando assim o processo de separação.

“Adotamos esta estratégia para que, no curto prazo e com baixo investimento, a empresa ganhasse agilidade no processo de estocagem e separação obtendo já nesta primeira etapa alguns retornos”, diz Eduardo Banzato, gerente de consultoria da Imam. “Conseguimos aumentar nossas vendas em 20% e, com a automação, chegaremos com base no potencial avaliado no projeto a mais 20 % de produtividade operacional”, garante Josmane Claudino, diretor da Condor.

A segunda etapa em desenvolvimento está focada na automação do fluxo de informações com um sistema de gerenciamento de armazéns (WMS,” warehouse management system”). A solução WMS, com base na análise de cada item que chega ao centro de distribuição, fará a sugestão do melhor local para a guarda do item. Além disso, organizará a separação dos itens utilizando critérios-chave, tais como: melhor seqüência de apanhe, PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai ou primeiro que expira a data de validade, primeiro que sai), melhor ocupação do carrinho de separação.