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Confiança do consumidor apresenta estabilidade



O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), manteve-se praticamente estável em outubro, com ligeira queda de 0,7% em relação a setembro e atingiu 139 pontos. No contraponto ao mesmo período de 2007, o índice apresentou elevação de 3,6% (134,1 pontos).

 

O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar, e é composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). No mês analisado, o ICEA apresentou estabilidade de 0,5% em relação a setembro (137,5 pontos). Já o IEC teve queda de 1,5% em relação a setembro e atingiu 139,9 pontos.

 

De acordo com a Fecomercio, o resultado do ICC em outubro já mostra evidências negativas nas expectativas dos consumidores em relação à situação futura da economia. Há indícios de um comportamento cauteloso pelas percepções futuras em relação à situação econômica do Brasil, em virtude dos desdobramentos do cenário externo e seus possíveis impactos sobre o nível de atividade econômica.
Na análise da entidade, o otimismo do consumidor para os próximos meses dependerá, basicamente, do comportamento das variáveis macroeconômicas, mais especificamente do acesso ao crédito – como também inflação, e ainda de um reduzido impacto da crise internacional no mercado doméstico. Caso contrário é natural que o consumidor oscile de forma visível o seu humor.

 

Segmentação – Na análise realizada por faixa de renda, o ICC apurou queda de 1,4% (145,9 pontos) entre os consumidores com rendimentos superiores a 10 salários mínimos. Em relação ao IEC, em outubro apresentou queda de 0,9% (145,3 pontos) e o ICEA baixa de 2,1% (146,8 pontos). Já os paulistanos na faixa de renda inferior a 10 salários mínimos apresentaram variação negativa de 0,2% no ICC (137,9 pontos). O IEC também apresentou queda de 1,4% (139 pontos) e o ICEA variou positivo em 1,8% (136,2 pontos). Todos estes dados são resultados da comparação com o mês anterior.

 

Na análise segmentada, os homens estão otimistas em relação às mulheres (141 pontos contra 137,1 pontos respectivamente). Vale destacar também que os consumidores com idade superior a 35 anos estão mais confiantes e em outubro atingiram alta de 2,5%, no ICC (137,6 pontos). Entre os paulistanos da faixa etária inferior a este patamar houve queda de 4% no ICC, (140,6 pontos).

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