Confiança do consumidor cai 10,1% em abril

FecomercioSP indica que índice de consumo das famílias também sofreu baixa após estabilidade em março

0
1

Diante da quarentena implementada na cidade de São Paulo, em razão da pandemia do coronavírus, o Índice de Confiança do Consumidor da FecomercioSP recuou pelo segundo mês seguido, -10,1% em abril, indo de 124,6 pontos em março para os atuais 112 pontos. O Índice de Consumo das Famílias (ICF) também sofreu baixa após estabilidade em março, -7%, passando de 98,8 pontos em abril ante os 106,2 pontos de março.

De acordo com a FecomercioSP, houve piora na percepção das condições econômicas atuais em razão da crise mundial provocada pelo Covid-19. Além disso, 63,7% das famílias da capital paulista permanecem endividadas em abril; sendo que 21,6% estão inadimplentes, ou seja, com as contas em atraso, são 852.538 lares nessa condição.

Contudo, a Entidade acredita que esses números não devam subir tanto nos próximos meses, pois há controle de crédito por parte das instituições financeiras, que já passaram a restringir financiamentos, por conta da crise. Por outro lado, 87,5% dos consumidores também sinalizaram que não pretendem contrair empréstimos nos próximos três meses.