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Confiança do consumidor começa estável

A confiança do consumidor brasileiro no início de 2014 não sofreu alterações em relação ao fim do ano passado, marcando 143 pontos em janeiro, exatamente o mesmo número de dezembro, de acordo com o Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo. Porém, o INC está bem abaixo de janeiro dos últimos dois anos. Em 2013, o índice do mês ficou em 152 pontos e, em janeiro de 2012, foi de 178 pontos.
O INC varia de 0 a 200 pontos, sendo que 200 representam o otimismo máximo. As mil entrevistas domiciliares para o INC de dezembro foram realizadas entre os dias 16 e 27 de janeiro, em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas. “A confiança do consumidor brasileiro segue as expectativas gerais do mercado e não sinaliza grandes oscilações para os próximos meses”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Em relação às compras, 34% dos consumidores ouvidos pela pesquisa disseram que se sentiam à vontade para adquirir itens de maior valor, como carros e imóveis. 33% afirmaram que não estavam à vontade. Há um ano, 36% estavam à vontade e 32% não estavam. A classe C continua a mais otimista, marcando 147 pontos, ante 143 em dezembro e 165 há um ano. A classe AB apresentou otimismo de 133 pontos, registrando uma queda de oito pontos em comparação com dezembro. Em janeiro de 2013, o INC da classe era de 153 pontos. No grupo formado pelas classes D/E marcou 128 pontos em janeiro ante 130 em dezembro. Há um ano, o índice marcava 145.

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