Conhecer o cliente não basta!

Autor: Gustavo Paulillo
A maioria dos micro e pequenos empreendedores gostaria de gerar crescimento por meio de um ciclo de vendas mais saudável e eficiente. Entretanto, boa parte cai no lugar comum quando acredita que apenas entendendo as necessidades dos seus clientes vão conseguir obter retorno. Mas, e quanto as suas próprias necessidades, você as conhece de fato? Para compreender melhor suas próprias carências, o primeiro passo do pequeno empresário é estabelecer um funil de vendas bem definido. Ele começa no primeiro contato do cliente com a sua marca, determina seu mercado e, através das vendas e ações praticadas, pode atrair novos consumidores.
A segunda parte deste movimento consiste em otimizar os processos. Esse ponto de partida vai ajudar a esclarecer o local onde os desafios se encontram. Um exemplo são os gastos com a prospecção, que aumentam quando ocorre falta de interação entre as etapas de marketing e finalização de vendas.
Quando estes setores não se comunicam, boas oportunidades de negócios deixam de acontecer. O melhor para diminuir o custo na aquisição de clientes é um bom nível de fechamento nas negociações, e um consumidor satisfeito facilita este processo.
Outro ponto importante é conhecer as limitações dos seus produtos e serviços, através disso a empresa poderá determinar seus aspectos positivos e negativos. Esse exercício vai lhe dar uma referência geral de seus concorrentes, facilitando a intervenção com o mercado para priorizar sua estratégia de crescimento. Afinal, na definição de sua marca é fundamental conhecer todos os âmbitos de seu empreendimento.
Não basta construir diferenciais e fazer um bom atendimento. O funil de vendas vai além do trato com seu cliente, ele consiste em conhecer perfeitamente todas as características de maneira específica em cada um dos detalhes. Enfim, as oportunidades de negócios surgirão quando o empreendedor souber enxergar todas as etapas e perceber o quanto deverá aprimorá-las.
Gustavo Paulillo é CEO do Agendor.

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